Prefeitura mantém intensificadas ações de fiscalização sanitária em escolas da capital

Buscando garantir o respeito aos protocolos sanitários estabelecidos para a volta das aulas presenciais, na capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mantém um cronograma intenso de fiscalizações das instituições de ensino, de modo a garantir o cumprimento dos protocolos de biossegurança, como distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e higienização constante das mãos.
O Decreto Municipal nº 6.316/2020 autorizou, a partir do dia 18 de janeiro, a retomada das atividades presenciais em creches, berçários, educação infantil e ensinos fundamental I e II, nas instituições privadas. As escolas públicas municipais retornarão a receber os alunos no dia 22 de março.
Entretanto, o retorno está condicionado ao respeito às medidas descritas no próprio documento, que foi elaborado com base em portaria do Governo Federal, considerando o quadro epidemiológico local.
Devem ser cumpridos o distanciamento de 1,5m entre as carteiras, capacidade máxima de 50% do número de alunos por sala, uso de máscara, que deve ser trocada a cada três horas ou quando apresentar umidade e/ou sujidade, medição de temperatura, utilização de totens com álcool em gel em diversos pontos e a lavagem das mãos com sabão constantemente.
Além disso, as áreas de atividades coletivas devem estar isoladas, as refeições consumidas individualmente e os objetos pessoais não podem ser compartilhados.

“Nossas equipes visitam de quatro a cinco instituições por dia, avaliando o respeito aos protocolos de biossegurança. Nossa expectativa é ter avaliado todas as escolas particulares até o fim de fevereiro”, explica a coordenadora da Vigilância Sanitária de Aracaju, Denilda Caldas.
Segundo a coordenadora, a programação de visitas, estabelecida previamente, só é alterada em caso de denúncia, quando as equipes podem ser redirecionadas para averiguar a situação e tomar medidas, caso comprovadas irregularidades, para adequar o espaço citado.
“Até o momento, não recebemos nenhuma denúncia, mas estamos atentos. Caso os responsáveis percebam o descumprimento de alguma medida podem acionar o número da Vigilância, 3711-5046, ou o aplicativo AjuInteligente no site da Prefeitura de Aracaju”, ressalta Denilda.

Mais vídeos

Projeto de lei que garante acordo coletivo de trabalhadores do SAMU foi discutido na Alese

Confira os destaques policiais nesta sexta-feira (17)

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias respiratórias e atinge cerca de 10% da população

TV Atalaia recebe prêmio Amigo do Médico
