Prefeitura leva campanha contra o sarampo a todas as UBS de Aracaju

Iniciou nesta segunda-feira (10), a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, com foco nas pessoas com idade entre 5 e 19 anos. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue o calendário e as orientações do Ministério da Saúde.
A vacina Tríplice Viral (que também previne a caxumba e rubéola) é ofertada em todas as Unidades Básicas de Saúde de Aracaju, e o objetivo da campanha, que segue até o dia 13 de março, é atingir as pessoas que ainda não receberam a dose, além de favorecer a interrupção da transmissão do vírus do sarampo no país. O dia ‘D’ está previsto para o próximo sábado, dia 15.
Apesar da intensificação da campanha contra o sarampo focar num público com faixa etária específica, a coordenadora de Imunização da SMS, Ilziney Simões, reforça que o Ministério da Saúde também orienta vacinar as crianças de seis meses a menor de um ano.
“Isso porque o vírus do sarampo ainda está circulando no Brasil e essa medida é temporária, em virtude dos surtos que estão acontecendo em outras localidades. Sabemos que as crianças são as mais vulneráveis à hospitalização e até mesmo óbito com relação ao sarampo, mas quando ocorrer a interrupção da transmissão do vírus, provavelmente essa recomendação vai cessar”, destaca.
Em 2019, Aracaju teve seis casos notificados, quatro casos descartados e dois confirmados. Destes, um dos pacientes não era residente no Estado.
“Essa primeira etapa será focada nas pessoas de 5 a 19 anos, mas a vacina Tríplice Viral é ofertada na rotina das UBS para as pessoas com idade entre 1 a 49 anos. Se o indivíduo está nessa faixa etária e não tomou ainda, pode se dirigir até uma UBS para receber, tranquilamente”, garante Ilziney.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital de Cirurgia se prepara para oferecer atendimento pediátrico de alta complexidade

Programa de intervenção vem trazendo resultados positivos com crianças e adolescentes com TEA

Pesquisa mostra que o acesso à rede, pode parecer simples, mas não é tão fácil

Direto de Brasília 17/09/25 - Aprovada PEC blindagem

Caso Lael: até sexta-feira a justiça vai ouvir várias testemunhas pela morte do advogado
Mais acessadas
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico
Governo de Sergipe inicia pagamento dos servidores estaduais em 29 de setembro
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
3 horas, 55 minutos Incêndio atinge apartamento na Barra dos Coqueiros
-
7 horas, 19 minutos Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
7 horas, 41 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe