Prefeitura inicia desinfecção de áreas públicas para frear proliferação da Covid-19
Com o objetivo de diminuir a possibilidade de infestação do novo coronavírus (covid-19), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), iniciou na manhã desta sexta-feira, 27, a desinfecção de áreas públicas da cidade.
A atividade começou pelos terminais de integração do transporte público: DIA, Leonel Brizola e Mercado, além das áreas próximas ao Mercado Central. A ação prevê também a limpeza e esterilização de pontos de táxi, áreas de hospitais e de unidades básicas de saúde que atendem exclusivamente pacientes com síndromes gripais.
Na prática, os serviços começam pela varrição de todo o local, depois é feita uma lavagem com sabão geleia, que é um produto desinfectante, e em seguida é aplicado o hipoclorito de sódio, um antibactericida e esterilizante, para eliminar o vírus que porventura esteja no chão, corrimão, em catracas, dentre outros locais.
"É um trabalho de higienização e desinfecção de ambientes públicos, principalmente naqueles locais que ainda circulam pessoas, a exemplo dos terminais de ônibus, pontos de táxis, áreas externas de hospitais públicos e privados, das unidades básicas de saúde que já estão atendendo pessoas com síndromes gripais. É mais uma atividade da Prefeitura de Aracaju no combate a essa pandemia do coronavírus", explica Luiz Roberto, presidente da Emsurb, ao lembrar que essa ação foi discutida no Comitê de Operações de Emergência, presidido pelo prefeito de Aracaju.
A desinfecção é feita por blocos e não há riscos à saúde da população nem aos trabalhadores da empresa terceirizada que aplicam o produto nas áreas públicas. "À medida que uma parte do serviço for concluída, as pessoas vão retornando e reocupando os espaços dos terminais, por exemplo. Isso é concatenado com o fluxo de ônibus e de pessoas em cada ambiente. Não há riscos à população com relação aos produtos químicos e também não há riscos aos trabalhadores da empresa contratada que estão realizando a limpeza", garante Luiz Roberto.
O presidente da Emsurb destaca que os cerca de 60 profissionais da limpeza pública que atuam no serviço foram treinados ao longo desta semana e trabalham com os devidos equipamentos de proteção individual, como óculos, máscara com filtro para gases, luvas, macacão e respirador facial.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Natal; o verdadeiro significado dessa data tão especial que celebra o nascimento do menino Jesus
Quem vai viajar neste período de férias precisa ficar atento para evitar transtornos
Filarmônica Nossa Senhora da Conceição do município de Itabaiana completa 280 anos de história
Número de acidentes envolvendo motocicletas continuam a chamar atenção
Natal e Ano Novo; para uma parcela da população essas datas são dias normais na rotina de trabalho
Mais acessadas
Lei garante mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
Confira o horário de funcionamento do Hemose durante o período natalino
Suspeito de tráfico de drogas em Monte Alegre é preso
Últimos dias para inscrições na II Mostra Travessias: Cinema–Educação em Sergipe
Bolsonaro é internado para cirurgia de hérnia inguinal em Brasília
Mais notícias
-
20 horas, 19 minutos Morre Secretário adjunto de Educação de Lagarto, Jordan Castro
-
1 dia, 14 horas Trabalhadores dos Correios entram em greve em Sergipe após rejeição de proposta no TST; estatal mantém atendimento
-
1 dia, 15 horas Compras de última hora movimentam o centro de Aracaju na véspera de Natal