Prefeitura fiscaliza cumprimento do escalonamento de horários no comércio de Aracaju

Com a adoção do escalonamento das atividades comerciais, com foco na redução do fluxo de pessoas no transporte coletivo, a Prefeitura de Aracaju reforça as fiscalizações e orienta os responsáveis pelos estabelecimentos. Desde a segunda-feira (12), quando entrou em vigor as determinações, a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) averigua o cumprimento do novo decreto governamental.
"Nossas equipes trabalham em observação ao cumprimento das medidas, assim como do fluxo de pessoas e do respeito aos decretos anteriores, que também fixam limites de ocupação nos estabelecimentos. As ações ocorrem no sentido de preservar vidas, diminuir a curva de contágio pelo coronavírus e garantir leitos hospitalares para as pessoas que necessitarem", indicou o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.
As fiscalizações envolvem equipes da Defesa Civil de Aracaju, do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) e da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). De maneira integrada, os órgãos vistoriam o comércio em diversas regiões da capital, diariamente.
O coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, reforça que os comerciantes precisam ficar atentos ao horário de fechamento. "Ao se aproximar do horário determinado para o fechamento, os proprietários devem começar a movimentação para encerramento das atividades, de maneira a evitar a sanção administrativa ou multa", alertou.
Além da atenção ao horário de funcionamento, é preciso respeitar o percentual de ocupação do espaço, além de manter o cumprimento das normas de biossegurança, como o uso obrigatório da máscara e disponibilização de álcool em gel.
Escalonamento
Igor Lopes esclarece que, no Centro, as lojas devem abrir às 9h e encerrar suas atividades às 18h. "Em relação aos supermercados e minimercados, é possível realizar abertura apenas para abastecimento às 6h e para atendimento ao público a partir das 8h, com encerramento às 19h", destacou.
Shoppings e galerias podem abrir a partir das 10h, independente de localização, e devem encerrar as atividades, também, até às 19h. Nos bairros, os estabelecimentos de comércio considerados pelo decreto como não essencial podem abrir às 10h e encerrar suas atividades até às 19h. "É preciso encerrar nesse horário, de modo que as pessoas façam a locomoção para suas residências, sendo respeitado o toque de recolher, que permanece em vigor e inicia às 20h", salientou Lopes.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Entrevista com o deputado estadual Adailton Martins

Três homens são presos na Paraíba suspeitos de matar jogador de futebol em Sergipe

Motorista de ambulância do Samu vazou fotos de médica encontrada morta em presídio de Sergipe

Balanço das últimas 24 horas (17/09/25)

Faca utilizada em ameaça é apreendida em Itabaiana
Mais acessadas
Homem morre e três são presos por roubos a motoristas de aplicativo em Nossa Senhora do Socorro
Homem é preso por estelionato após aplicar golpe de R$ 185 mil em parente
Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Mais notícias
-
2 horas, 25 minutos Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
2 horas, 47 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe
-
3 horas, 30 minutos AMO inaugura nova Casa de Apoio em Aracaju nesta sexta-feira (19)