Prefeitura de Itaporanga participa da 51ª Reunião Ordinária do CBH-Rio Sergipe

30/09/2015 22h43
Prefeitura de Itaporanga participa da 51ª Reunião Ordinária do CBH-Rio Sergipe

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe realizou na manhã desta terça-feira (16), no plenário da Câmara Municipal de Itaporanga D’Ajuda, a 51ª Reunião Ordinária do CBH-Rio Sergipe, que tem por objetivo aprovar o Planejamento das Atividades do CBH-Rio Sergipe para o ano de 2015.

Participaram do evento, a prefeita de Itaporanga, Maria das Graças (Gracinha); o secretário municipal da Agricultura, Comércio e Indústria, César de Bebé; o presidente da Câmara de Vereadores, Renatinho de Zé de Lili; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe, Manoel Messias e o representante a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Pedro de Araújo Lessa.


Na abertura do evento, o presidente do Comitê, Manoel Messias, realizou palestra sobre a importância das águas para a vida humana e sua sustentabilidade.“É muito importante que cuidemos bem dos nossos recursos hídricos e, a água, é o nosso maior bem que deve ser cuidada e preservada. Ao invés de nos preocuparmos com coisas sem muita importância, com o consumo exagerado e, muitas vezes desnecessário, contribuindo para a poluição do meio ambiente, devemos nos preocupar mais é com o líquido mais precioso da humanidade: a água”, observou.

 

Para a prefeita Gracinha, a realização da Reunião Ordinária do CBH-Rio Sergipe é muito importante para o município, pois além de conscientizar a população sobre a importância dos recursos hídricos, contribui com o conhecimento e a valorização da vida.


“É com muita alegria que recebemos os representantes da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe em nosso município para discutirmos um assunto tão importante como este. Sabemos que a água é o nosso maior bem, pois sem ela não há vida, mas também entendemos que o cuidado com a água não deve ser apenas da empresa que a produz. A proteção aos nossos mananciais é um dever de todos. E a Secretaria Municipal do Meio Ambiente vem construindo esta conscientização e trabalhando muito pela preservação do nosso meio ambiente. Tenho certeza que a presença dos integrantes do Comitê vai nos ajudar ainda mais neste processo de conscientização e respeito aos recursos hídricos”, diz a prefeita.

 

A Bacia


A Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe abrange 26 municípios, incluindo Itaporanga, com população residente de 1.010.523 habitantes, equivalendo a 56,6% do total do Estado. A maioria expressiva da população, 86,8%, reside em áreas urbanas, ao passo que 13,2% situam-se na zona rural, fato que comprova o acelerado processo de urbanização em curso na bacia hidrográfica, nas últimas décadas, responsável pelo grande passivo ambiental da região e uma significativa transposição de águas provenientes do Rio São Francisco.
O Rio Sergipe se constitui num importante curso d'água para o desenvolvimento econômico do estado. O abastecimento humano através dos rios Poxim, Jacarecica e poços artesianos perfurados na bacia, atendem a população urbana e rural. O crescimento urbano e o desenvolvimento industrial submetem a bacia à intensa poluição, resultante dos efluentes domésticos e industriais.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: