Prefeito de Itabi se pronuncia após críticas ao ser vacinado

Na última terça-feira, 19, o caso do prefeito de Itabi, Júnior de Amynthas, que pulou os protocolos e, mesmo sem ser do grupo de risco, foi vacinado, chamou a atenção das autoridades e repercutiu nacionalmente. O vídeo, que foi publicado pela própria assessoria do prefeito, foi alvo de fortes críticas.
As doses que foram distribuídas para as cidades do interior e alguns municípios, devem seguir o plano de vacinação do estado, onde, neste primeiro momento, devem ser vacinados os profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à covid-19, indígenas aldeados e idosos que moram em asilos. Porém, o prefeito, com menos de 30 dias de mandato, se vacinou, mesmo não fazendo parte do grupo prioritário.
O município, que conta com cerca de cinco mil habitantes, recebeu 31 doses na manhã de terça-feira. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a responsabilidade da vacinação e da fiscalização é de cada cidade. Já o Ministério Público Estadual disse que a Promotoria de Justiça de Itabi tomou conhecimento do fato por meio da imprensa e que vai instaurar um procedimento.
O Ministério Público Federal também se manifestou dizendo que, após as informações circuladas pela imprensa, enviou solicitação à prefeitura para justificar o ato no prazo de 24h. O documento afirma que "considerando que a quebra da ordem de prioridade definidas nos Planos Nacional e Estadual pode configurar conduta que causa grave prejuízo à saúde pública, além da quebra dos princípios que regem a administração pública previstos no art. 37 da Constituição (princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência), podendo vir a caracterizar, inclusive, eventual ato de improbidade administrativa".
Em vídeo, o prefeito explicou que a vacina que tomou foi em forma de trazer mais credibilidade e incentivo para as pessoas que negam a eficácia da vacina. “Todos sabem como essa vacina CoronaVac está sendo desacreditada em todo o Brasil. Isso tem levado temor a muita gente que passa a dizer que não vai tomar essa vacina”, explica o gestor. Acompanhe o vídeo:
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital de Cirurgia se prepara para oferecer atendimento pediátrico de alta complexidade

Programa de intervenção vem trazendo resultados positivos com crianças e adolescentes com TEA

Pesquisa mostra que o acesso à rede, pode parecer simples, mas não é tão fácil

Direto de Brasília 17/09/25 - Aprovada PEC blindagem

Caso Lael: até sexta-feira a justiça vai ouvir várias testemunhas pela morte do advogado
Mais acessadas
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Governo de Sergipe inicia pagamento dos servidores estaduais em 29 de setembro
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
8 horas, 18 minutos Incêndio atinge apartamento na Barra dos Coqueiros
-
11 horas, 43 minutos Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
12 horas, 5 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe