Prazo para solicitar carteira de fibromialgia em Aracaju é prorrogado; saiba como fazer

O prazo para solicitar carteira de identificação da pessoa com fibromialgia (CIPFIBRO) em Aracaju foi prorrogado até dia 9 de fevereiro.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o tratamento de fibromialgia e fadiga crônica no Sistema Único de Saúde (SUS) foi regulamentado no ano passado. Com o documento, os pacientes passam a ser reconhecidos como pessoas com deficiência e garantem, por exemplo, atendimento prioritário em estabelecimentos comerciais no estado. A validade é de cinco anos e pode ser renovada.
“Entendemos que algumas pessoas tinham o diagnóstico da doença, mas, por alguma razão, não tinham o relatório médico, portanto, precisavam de mais tempo para irem às suas consultas com os profissionais que as acompanham e, assim, solicitar o relatório que, nesse caso, tem inserção obrigatória no momento do cadastro. Junto a isso, o Governo do Estado também ampliou o prazo para a Saúde Municipal enviar os cadastros, resultando em mais uma prorrogação”, explica a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.
A solicitação deve ser feita através de um formulário online disponível na plataforma do AjuInteligente. Caso sinta dificuldade para acessar internet, o usuário pode comparecer em uma Unidade de Saúde da Família (USF) de referência para receber as orientações necessárias.
Para o cadastramento, é necessário informar: nome completo, data de nascimento, qualquer documento de identificação com foto (RG ou CNH), número do CPF, cartão do SUS e relatório médico obrigatório, com indicação do código da classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde – CID (M79.7).
As informações serão enviadas ao Governo de Sergipe, que fica responsável pela emissão das carteiras.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores do Bairro Cidade Nova reclamam de vazamento de água

Confira os destaques policiais nesta sexta-feira

Dia do Produtor Rural Sergipano

Moradores reclamam da situação de uma praça no Bairro Siqueira Campos
