População é orientada sobre devolução de medicamentos e fórmulas alimentares em desuso

Em 2023, foram realizadas 104.111 avaliações técnicas para dispensação de medicamentos

Por Redação Portal A8SE com informações do Governo de Sergipe 18/10/2024 10h50
População é orientada sobre devolução de medicamentos e fórmulas alimentares em desuso
Reprodução: Ascom SES

A Secretaria do Estado da Saúde (SES), através do Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case), está orientando a população a devolver medicamentos e insumos não utilizados, como fórmulas alimentares, caso o tratamento seja descontinuado.

Com mais de 20 mil usuários cadastrados, o Case faz parte do componente especializado da assistência farmacêutica, garantindo acesso a medicamentos especializados e fórmulas infantis. Em 2023, foram realizadas 104.111 avaliações técnicas para dispensação de medicamentos.

O Case atende, em média, 490 crianças de 0 a 4 anos que sofrem de alergia ao leite de vaca, dispensando fórmulas especiais.

Quando há interrupção do tratamento ou troca da fórmula, a coordenadora Izabel Rocha recomenda que as latas não utilizadas sejam devolvidas, desde que lacradas. Medicamentos também podem ser devolvidos, mesmo que parcialmente, para evitar automedicação.

Para acessar os serviços do Case, os usuários precisam de encaminhamento médico, diagnóstico clínico e prescrição. Após o cadastro e avaliação técnica, os medicamentos são dispensados mensalmente. Dependendo do medicamento, o processo deve ser renovado a cada três a seis meses.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp