População de Aracaju recebe mais 15 ônibus 100% eletrônicos no sistema de transporte coletivo
Cidade se torna primeira capital do Nordeste a colocar em circulação uma frota elétrica operada diretamente no transporte urbano

Nesta sexta-feira (27), às 7h, será feita a entrega de 15 ônibus 100% eletrônicos que integrarão o sistema de transporte coletivo de Aracaju. A cerimônia será feita no estacionamento dos mercados centrais, no centro da cidade.
Com isto, Aracaju se torna a primeira capital do Nordeste a colocar em circulação uma frota elétrica operada diretamente no transporte urbano.
Sobre a entrega, a Prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, reforçou que tem como meta estabelecida melhorar o transporte público coletivo da cidade, beneficiando a população.
"É uma mudança de postura. É uma cidade que cuida do meio ambiente, que reduz a emissão de gases poluentes, que oferece mais conforto, segurança e acessibilidade para quem mais precisa”, disse a gestora.

A frota
Os novos veículos, do modelo Azure A12BR, da fabricante TEVX Higer, operam com emissão zero de CO₂ e ruído, proporcionando mais conforto para os passageiros e reduzindo o impacto ambiental. A estimativa é que a nova frota deixe de emitir cerca de 1.650 toneladas de CO₂ equivalente por ano.
Com capacidade para até 75 passageiros, os ônibus possuem piso totalmente baixo, ar-condicionado com saídas individuais, tomadas USB em todos os assentos e espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida.
A autonomia é de cerca de 270 km por carga, com recarga completa em até três horas. Os veículos contam ainda com sistema de frenagem regenerativa, capaz de recuperar até 30% da bateria durante a operação.
Durante o período de testes, os ônibus circularam por diversos bairros da cidade e receberam avaliação positiva da população.
Fonte: Asscom PMA
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Entrevista com o vereador de Aracaju, Isac Silveira

Chateação de Valmir com Emília é porque não indicou cargos na prefeitura, afirma Ícaro

Polícia Militar prende homem por direção perigosa na Zona Oeste de Aracaju

Operação Gabarito combate fraudes em concursos públicos em Sergipe e na Bahia
Mais acessadas
Confira os principais cuidados que devem ser tomados para curtir com segurança as festas juninas
População de Aracaju recebe mais 15 ônibus 100% eletrônicos no sistema de transporte coletivo
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 40 milhões
Sergipano se torna mentor internacional e finalista de prêmio europeu
Unha Pintada, Mastruz com Leite e Priscila Senna são os destaques de hoje no Forró Caju 2025
Mais notícias
-
1 hora, 2 minutos Sergipano se torna mentor internacional e finalista de prêmio europeu
-
5 horas, 42 minutos VÍDEO; Ônibus pega fogo próximo a posto de gasolina na zona norte de Aracaju
-
5 horas, 52 minutos TV Atalaia recebe representantes da Record e patrocinadores para vivência cultural em Sergipe durante o São João do Nordeste