População aracajuana deve enfrentar rodízio de água

30/09/2015 19h03
População aracajuana deve enfrentar rodízio de água
A8SE

Vários bairros de Aracaju estão sofrendo com a falta de água nas torneiras. E a situação poderá ficar ainda pior. A previsão da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), não é nada otimista. Se não chover nos próximos oito dias, principalmente na região de Itabaiana, onde fica a nascente do Rio Poxim, o fornecimento de água na capital sergipana estará comprometido.

O sistema de fornecimento de água integrado ao rio Poxim contribui com cerca de 30% do volume total ofertada na capital sergipana. Para abastecer Aracaju é necessária a captação fluvial de 1.100 litros por segundo, mas devido a escassez de chuvas o rio apresenta hoje uma vazão de apenas 500 litros por segundo.

Segundo o diretor de Operações da Deso, Silvio Múcio Farias, o sistema de rodízio será utilizado como uma manobra emergencial. " O racionamento será drástico. O rodízio no abastecimento consistirá em suspensões de água realizadas a cada dois dias, aplicadas alternadamente entre a zona norte e a zona sul", explicou o diretor, acrescentando que a água do rio São Francisco, que é responsável por abastecer 62% de Aracaju, vai passar a suprir todos os bairros de capital. "Se não chover, o rio Poxim chegará ao ponto de não suportar mais a retirada de água", alertou Farias.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: