Poluição visual invade área urbana

30/09/2015 19h01
Poluição visual invade área urbana
A8SE

 

Poluição visual (Foto:Ascom/Emsurb)

Uma explosão de cores, letras, números e formas. A poluição visual pode ser vista assim pela população e, apesar da fiscalização diária, as mudanças na paisagem urbana são, em muitos lugares, imperceptíveis. Placas, outdoors, letreiros luminosos, fachadas, cartazes afixados nos estabelecimentos das principais avenidas causam uma desarmonia na cidade.
Para combater a poluição visual, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) está sendo intensificado a fiscalização. Diariamente, três equipes se revezam para garantir o recolhimento de faixas e propagandas irregulares.
O serviço assegura o cumprimento da Lei Complementar 28/96 e da Lei Municipal 1.721/89, que proíbem a fixação de faixas em área pública. No ano passado, a Emsurb retirou de postes e árvores da cidade mais de 8.600 faixas. A média foi de 720 por mês.
De acordo com o diretor de espaços públicos da Emsurb, Antônio Carlos Mota, a colocação de faixas em áreas públicas da cidade só é permitida se a mensagem for de interesse público ou religioso. Mesmo assim, é necessária a autorização da Emsurb. "A solicitação deve ser feita através de ofício informando o texto a ser divulgado, assim como o local de colocação e o período. Isso não significa que será imediatamente autorizada", informa.
A autorização também depende da aprovação do local solicitado, que nem sempre é adequado. Apesar da constante fiscalização e da intensiva retirada de faixas, o número de pessoas que procuram a Emsurb antes de encomendar a confecção de uma faixa ainda é considerado pequeno. "Infelizmente, a maioria prefere correr o risco de colocar clandestinamente e ter prejuízo pela retirada", lamenta Antônio Carlos

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: