Polícia desencadeia Operações de fim de ano e tem aprovação dos lojistas

Reforçar o policiamento e prevenir a criminalidade nos meses em que o fluxo de pessoas e circulação de dinheiro é maior. Com este objetivo, a Polícia Militar do Estado de Sergipe vem realizando as Operações Visibilidade, Centro Seguro e Fecha Quartel, sendo que as duas primeiras acontecem ininterruptamente desde outubro e têm previsão de término para a primeira semana de janeiro de 2012, enquanto a Fecha Quartel é desencadeada quando há uma determinação expressa do Comando Geral e não tem data para encerrar.
Nessa sexta-feira (09) passou a ser desenvolvida mais uma edição da Fecha Quartel, com o emprego total do efetivo lotado no serviço administrativo do Quartel do Comando Geral (QCG). De acordo com o capitão Deny Ricardo dos Santos, chefe de operações do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), "hoje, 95 homens estão nas ruas envolvidos diretamente nestas Operações, sem contar com o efetivo da área que já atua na região". Além das Seções do QCG, estão envolvidas a Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv), Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) e Batalhão de Polícia de Choque (BPChq).
Pontos envolvidos nas Operações
A Operação Visibilidade é desencadeada nas áreas do Shopping Riomar e Praças da Imprensa, Camerino e General Valadão. Acontece de segunda-feira a sábado, em dois turnos: 7h30 às 13h (1º turno) e 13h às 18h (2º turno). Paralelamente à Operação Visibilidade, a Polícia Militar realiza a Operação Centro Seguro, no Centro da capital, bairros Siqueira Campos e Treze de Julho. Tal policiamento é empregado pela PM anualmente, sempre a partir do mês de dezembro, mas foi antecipado para o mês de outubro, já que a PM observou a necessidade e o anseio de empresários, lojistas e consumidores destas regiões. Já a Operação Fecha Quartel está atuando hoje em terminais de integração e no Mercado Central.
Na Operação Visibilidade, os policiais ficam parados em determinada área, com viatura, realizando o policiamento preventivo. As viaturas ficam à disposição do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), prontas para qualquer chamado, desde que acionem o CIOSP e solicitem a autorização para o deslocamento. "Temos Relatórios de Ocorrências Policiais confeccionados que demonstram que o policiamento vem sendo realizado e que a viatura pode sair do local em casos de necessidade", afirma o tenente-coronel Enilson Aragão, comandante do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC). Na Centro Seguro e a na Fecha Quartel, a tropa foi dividida em duplas que caminham reforçando o policiamento em áreas previamente determinadas.
Lojistas aprovam as Operações
Os consumidores e os lojistas têm demonstrado satisfação com o desenrolar das três Operações desencadeadas pela Corporação neste fim de ano. "Eu tive pessoalmente e verifiquei a presença da PM tanto no centro comercial, como na Treze e no Siqueira. Então, isso melhora a situação da segurança para o lojista e o consumidor", afirmou Samuel Schuster, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
De acordo com Gilson Figueiredo, proprietário de uma grande rede de ótica do Estado e presidente da Federação Câmara dos Dirigentes Lojistas (FCDL), a sensação de segurança proporcionada pelas ações é de grande valia. "Melhorou bastante o policiamento e principalmente a sensação de segurança, que é isso que estava faltando. Essa parte está sendo atendida a contento, não só no Centro na cidade, mas na Treze de Julho, no Siqueira Campos e em alguns comércios de bairro. A receptividade está muito boa, muito positiva", frisou o empresário.
Fonte: PM/SE
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Semana nacional de trânsito: realização do primeiro congresso de educação para mobilidade urbana

Prêmio Pipiri 2025: homenagem para quem luta para garantir os direitos das pessoas com deficiência

Direto de Brasília 16/09/25 - Projeto da anistia

Prazo para adesão ao PODE, foi prorrogado até o dia 30 de novembro

Prefeitura de Aracaju quer redução temporária da tarifa de água para os consumidores afetados
Mais acessadas
Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Ginastas sergipanas conquistam ouro por equipes no Sul-Americano de Ginástica Rítmica
Fazenda 17 estreia com elenco polêmico e promete muita emoção
Ex-delegado-geral de São Paulo é executado a tiros em Praia Grande
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
7 horas, 53 minutos Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
-
10 horas, 6 minutos Caso Lael: Investigação aponta motorista do Samu como responsável por fotos vazadas da médica
-
10 horas, 57 minutos Adolescente desaparecida é apreendida com quase 17 kg de drogas em Socorro