VÍDEO: Pinguim é encontrado e resgatado no litoral de Pirambu
Animal estava debilitado e com sinais de desnutrição; mesmo após atendimento, não resistiu

Um pinguim-de-magalhães foi resgatado no litoral do município de Pirambu, em Sergipe, após ser encontrado por equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Sergipe-Alagoas (PMP-SEAL), executado pela Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (31).
Segundo a FMA, o animal apresentava sinais evidentes de desnutrição e exaustão quando foi localizado na linha d’água. Ele recebeu atendimento veterinário emergencial ainda em campo e, posteriormente, foi encaminhado ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Fauna. No entanto, o pinguim não resistiu ao quadro clínico grave e faleceu durante o processo de estabilização.
Sobre a espécie
O pinguim-de-magalhães é nativo da região austral da América do Sul, com as principais colônias reprodutivas localizadas na Patagônia argentina e chilena. Durante o inverno do hemisfério sul, esses animais realizam longas migrações em busca de alimento, sendo relativamente comum sua presença no litoral sul e sudeste do Brasil.
Entretanto, registros na costa nordestina, especialmente em Sergipe, são considerados raros pelos especialistas. De acordo com a equipe da FMA, esses casos geralmente envolvem indivíduos juvenis, que acabam se desviando de suas rotas migratórias devido à exaustão ou enfermidades.
Orientações
A FMA alerta que, ao avistar um pinguim, a população deve manter distância e não tentar manipular o animal. O contato deve ser feito imediatamente com as equipes especializadas através do telefone 0800 079 3434.
"É fundamental que as pessoas não coloquem pinguins em contato com gelo ou água gelada. Apesar de serem originalmente de regiões frias, quando debilitados, esses animais perdem a camada de gordura que oferece proteção térmica, podendo agravar ainda mais seu estado", esclarece Elaine Knupp de Brito – Médica Veterinária da FMA e Coordenadora do PMP-SEAL.
Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato: 0800 079 3434.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Justiça determina o bloqueio de 220 milhões de reais referentes a outorga da concessão da Deso

Direto de Brasília 01/08/25 -Pec da segurança

Inclusão Nordeste beneficia crianças neurodivergentes

Dados do IBGE revelam que aumentou a expectativa de vida
