PGM pede retomada das atividades no aterro sanitário de Rosário do Catete
Desde ontem (27), a Justiça determinou a suspensão do funcionamento do local

Nesta terça-feira (28), a procuradoria Geral do Município (PGM) solicitou a retomada das atividades do aterro sanitário situado em Rosário do Catete. O aterro está com o funcionamento suspenso desde ontem (27).
O aterro é contratado pela prefeitura de Aracaju para receber e tratar a coleta de lixo feita na cidade e adjacências e, por isso, a suspensão afeta a limpeza da capital.
Advogado da empresa que administra aterro sanitário fala sobre interdição
Só que, de acordo com a PGM, a decisão da suspensão foi tomada às pressas, sem que a prefeitura soubesse com antecedência. "A prefeitura não tem condições de buscar outra estação de transbordo do dia para a noite, pois é uma grande logística. Por isso, pedimos a suspensão da paralisação das atividades no aterro pelo período de 90 dias, bem como que a Adema apresente o processo administrativo de concessão de renovação”, defendeu a PGM.
Ainda segundo a PGM, a suspensão das atividades no aterro é uma decisão contrária à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental, já que são coletadas 650 toneladas de lixo em Aracaju, diariamente.
“No último dia 27, foi registrado que 20% da coleta não foi realizada em Aracaju. Na permanência dessa situação, é possível desencadear um problema de saúde pública, pois para onde serão destinados os resíduos residenciais, hospitalares e afins? O que desejamos é apenas ter conhecimento do processo administrativo e tempo hábil para a construção de uma logística alternativa segura ao meio ambiente e ao interesse público”, frisou a PGM.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma a cada seis pessoas vive sozinha

Período sazonal intensifica síndromes gripais e preocupa autoridades de saúde em Sergipe

Direto de Brasília 04/07/25

Depois de 5 meses em tratamento veterinário intensivo, uma tartaruga marinha foi devolvida ao mar
