Pessoas entre 20 e 29 anos são maioria nos atendimentos de sintomas gripais em Aracaju

Das 23 hospitalizações por SRAG, dez pacientes apresentaram covid-19

Por redação Portal A8SE e PMA 30/06/2022 18h24
Pessoas entre 20 e 29 anos são maioria nos atendimentos de sintomas gripais em Aracaju
Agência Brasil

A Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju divulgou hoje (30) o Relatório de Monitoramento de Indicadores Epidemiológicos Precoces com dados sobre a covid-19. O levantamento aponta prevalência de adultos, na faixa etária de 20 a 29 anos, nos atendimentos a sintomas gripais entre os dias 19 e 25 de junho.

Nesta faixa etária, foram registrados 458 atendimentos nas unidades de saúde da rede municipal. No mesmo período, o estudo registrou aumento de 217% de casos novos/dia.

Ainda de acordo com o relatório, segmentando os dados de atendimento a crianças, predomina o atendimento da faixa etária entre 0 e 4 anos, com 269 atendimentos. “Com relação à semana anterior, nota-se uma redução de 25,5% nessa faixa etária, e os atendimentos às pessoas maiores de 15 anos seguem em maior número, com 1.954”, explica a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

Classificando por idade, o documento aponta que as três faixas etárias com maior demanda, entre os dias analisados, foram a de pessoas entre 20 e 29 anos (458 atendimentos), 30 a 39 anos (440 atendimentos) e 40 a 49 anos (428 atendimentos).

Os indicadores revelaram, ainda, aumento de 32% nos atendimentos realizados por médicos a queixas respiratórias na rede municipal de saúde, passando de 269 (na semana anterior) para 355 atendimentos por dia.

“Quanto mais pessoas se vacinarem, completarem seu esquema vacinal e, principalmente, buscarem sua dose de reforço, teremos um cenário epidemiológico cada vez mais favorável. E alertamos sobre aquelas pessoas que testarem positivo ou ainda apresentarem sintomas gripais, que apliquem as medidas sanitárias necessárias, principalmente o uso de máscara e isolamento”, orienta a secretária.

Demais dados

Conforme aponta o documento, a positividade dos exames ficou em 19,64%. Quando avaliada a variação no número de casos de síndrome gripal registados no e-SUS (sistema de informatização da Atenção Básica), nota-se um aumento de 44,5% nas notificações em relação à semana anterior (sendo a quarta semana consecutiva de aumento).

Já a média de internamentos diários entre a semana anterior e a atual registrou alta de 150%; seis internados por dia na semana 24, e 15 internados por dia na semana 25, na média diária.

“Das 23 hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), registradas na semana 25, até o momento, dez pacientes hospitalizados nesse período apresentaram covid-19 como causa”, destaca a secretária da Saúde de Aracaju.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp