Pessoas entre 20 e 29 anos são maioria nos atendimentos de sintomas gripais em Aracaju
Das 23 hospitalizações por SRAG, dez pacientes apresentaram covid-19

A Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju divulgou hoje (30) o Relatório de Monitoramento de Indicadores Epidemiológicos Precoces com dados sobre a covid-19. O levantamento aponta prevalência de adultos, na faixa etária de 20 a 29 anos, nos atendimentos a sintomas gripais entre os dias 19 e 25 de junho.
Nesta faixa etária, foram registrados 458 atendimentos nas unidades de saúde da rede municipal. No mesmo período, o estudo registrou aumento de 217% de casos novos/dia.
Ainda de acordo com o relatório, segmentando os dados de atendimento a crianças, predomina o atendimento da faixa etária entre 0 e 4 anos, com 269 atendimentos. “Com relação à semana anterior, nota-se uma redução de 25,5% nessa faixa etária, e os atendimentos às pessoas maiores de 15 anos seguem em maior número, com 1.954”, explica a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.
Classificando por idade, o documento aponta que as três faixas etárias com maior demanda, entre os dias analisados, foram a de pessoas entre 20 e 29 anos (458 atendimentos), 30 a 39 anos (440 atendimentos) e 40 a 49 anos (428 atendimentos).
Os indicadores revelaram, ainda, aumento de 32% nos atendimentos realizados por médicos a queixas respiratórias na rede municipal de saúde, passando de 269 (na semana anterior) para 355 atendimentos por dia.
“Quanto mais pessoas se vacinarem, completarem seu esquema vacinal e, principalmente, buscarem sua dose de reforço, teremos um cenário epidemiológico cada vez mais favorável. E alertamos sobre aquelas pessoas que testarem positivo ou ainda apresentarem sintomas gripais, que apliquem as medidas sanitárias necessárias, principalmente o uso de máscara e isolamento”, orienta a secretária.
Demais dados
Conforme aponta o documento, a positividade dos exames ficou em 19,64%. Quando avaliada a variação no número de casos de síndrome gripal registados no e-SUS (sistema de informatização da Atenção Básica), nota-se um aumento de 44,5% nas notificações em relação à semana anterior (sendo a quarta semana consecutiva de aumento).
Já a média de internamentos diários entre a semana anterior e a atual registrou alta de 150%; seis internados por dia na semana 24, e 15 internados por dia na semana 25, na média diária.
“Das 23 hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), registradas na semana 25, até o momento, dez pacientes hospitalizados nesse período apresentaram covid-19 como causa”, destaca a secretária da Saúde de Aracaju.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Projeto de lei que proíbe a venda e a soltura de fogos de artifício com estampido em é aprovado

Procon/SE está de olho nos postos de combustíveis com relação aos preços e a qualidade do produto

Movimento criado por famílias alerta para os impactos do uso precoce de smartphones e redes sociais

Estudo da Fecomércio aponta que expansão empresarial marca o primeiro semestre de 2025 em Sergipe

Direto de Brasília 18/07/25
Mais acessadas
Cinema Walmir Almeida exibe programação especial até segunda-feira (21)
Larissa Costa lança “A Casa Caiu”, música em parceria com Mikael Santos
Terminam nesta sexta-feira (18) as inscrições do Fies para o segundo semestre
Polícia deflagra operação contra jogos de azar em Aracaju e Nossa Senhora do Socorro
Cursos de Inverno Gratuitos da Estácio promovem aprendizado dinâmico e solidário
Mais notícias
-
5 horas, 4 minutos Motorista fica ferido após caminhão tombar e atingir residência em Itaporanga D’Ajuda
-
8 horas, 22 minutos Movimento Desconecta: Parque da Sementeira sedia manhã de conscientização sobre o uso de telas na infância
-
8 horas, 26 minutos Atual prefeito de Moita Bonita é condenado à ineligibilidade por compra de votos em 2020