Peixe-boi marinho é tema de exposição socioambiental no shopping
“Peixe-Boi Marinho: Biologia e Conservação”, este é o tema da exposição socioambiental que ficará em cartaz no Shopping Rio Mar, em Aracaju, nos dias 20, 21 e 22 de março, das 8h às 12h. A exposição é promovida pelo Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho – realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O objetivo é levar informação e sensibilizar a população sobre a importância da conservação da espécie e de seu habitat, enfatizando a presença de “Astro”, o primeiro peixe-boi marinho reintroduzido no Brasil, na região.
“Astro” vive, há cerca de 20 anos, entre o litoral sul de Sergipe e norte da Bahia. Neste período, já foi vítima de mais de 10 atropelamentos causados por embarcações motorizadas. A equipe do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho, que vem acompanhando “Astro” por meio de monitoramento com auxílio de tecnologia satelital e também por avaliações clínicas periódicas, irá orientar a sociedade sobre o que fazer caso alguém encontre o animal nas praias e estuários da região e alertará sobretudo os condutores de embarcações motorizadas para terem atenção redobrada nas áreas de ocorrência da espécie e assim evitar acidentes e atropelamentos.
A exposição será dividida por sessões de conhecimento, onde serão destacadas a biologia e ecologia do peixe-boi marinho, as principais ameaças enfrentadas pela espécie no Brasil, os trabalhos desenvolvidos em prol da sua conservação no Nordeste, incluindo as atividades de monitoramento, resgate e avaliação clínica. Além disso, o evento também contará com a exibição de vídeos eco educativos do Cine Peixe-Boi (com sessões iniciando às 9h), atividades lúdicas para as crianças, exposição de banners informativos, material osteológico e de tecnologias e equipamentos utilizados no monitoramento da espécie. Na ocasião, também será divulgado o aplicativo Biota FMA.
O Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho é uma estratégia de conservação e pesquisa para evitar a extinção desta espécie no Nordeste do Brasil. Atua nas áreas de pesquisa, tecnologia de monitoramento via satélite, manejo, educação ambiental, desenvolvimento comunitário, fomento ao turismo eco pedagógico e políticas públicas. A orientação para caso alguém encontre um peixe-boi marinho, é manter distância do animal e apenas admirar de longe. Se ele estiver em perigo, machucado ou encalhado, entre em contato com o Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho pelos telefones: (83) 99961-1338/ (83) 99961- 1352 (whatsapp) / (79) 99130-0016.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Direto de Brasília 31/10/25 - entrevista com o deputado federal pelo PP, Tiago de Joaldo
Segunda etapa do circuito de corridas TV Atalaia 2025, “te amo Aracaju”, acontece neste sábado
Mais de 200 velejadores participam de regata em Sergipe
Na cultura mexicana, o dia de finados é diferente e chama a atenção de sergipanos que estão no país
Dia de finados; milhares de sergipanos vão aos cemitérios para homenagear os entes queridos
Mais acessadas
Inscrições para o Programa de Aquisição de Alimentos seguem abertas até segunda (3)
Feijoada da Advocacia promete música, alegria e integração no dia 8 de novembro
Jornalista Fredson Navarro lança livro 'O Vagalume' e estreia como escritor
Flamengo é finalista da Libertadores e tem a chance de conquistar tetracampeonato
Acácia Lelis é empossada presidente do IBDFAM Sergipe durante congresso nacional
Mais notícias
-
15 horas, 13 minutos Hemose faz apelo por doações de sangue tipo O negativo em Sergipe
-
15 horas, 21 minutos Inscrições para o Programa de Aquisição de Alimentos seguem abertas até segunda (3)
-
16 horas, 57 minutos Feijoada da Advocacia promete música, alegria e integração no dia 8 de novembro