Peixe-boi-marinho é atropelado por embarcação entre Sergipe e Bahia

Segundo a Fundação Mamíferos Aquáticos, o animal já foi vítima de vinte atropelamentos desde sua reintrodução no mar.

Por Carolina de Morais, Portal A8SE 15/07/2022 08h42
Peixe-boi-marinho é atropelado por embarcação entre Sergipe e Bahia
value.image
Astro, peixe-boi-marinho.

O peixe-boi-marinho identificado como 'Astro' foi atropelado por uma embarcação motorizada entre o litoral sul de Sergipe e norte da Bahia. A informação foi divulgada pela Fundação Mamíferos Aquáticos nesta sexta-feira (15).

Segundo a fundação, o mamífero já foi vítima de vinte atropelamentos desde sua reintrodução no mar e, nesse último acidente, sofreu alguns ferimentos no corpo, um deles com três centímetros de profundidade na região dorsal e caudal. Ele está sendo atendido e monitorado pela equipe do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho.

“Astro” e “Lua” foram os primeiros animais da espécie a serem reintroduzidos no Brasil, sendo precursores na estratégia nacional voltada à conservação de peixe-boi-marinho. A ação foi criada em 1980 para tentar reverter a extinção da espécie no país.

value.image
Astro sendo tratado por uma equipe do projeto Viva o Peixe-Boi Marinho

Orientações

O Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho pede a colaboração de toda a sociedade para proteger o animal e dá quatro orientações aos condutores de embarcações motorizadas (barcos, lanchas, jet skis e afins). Veja a seguir:

  1. Antes de acionar o motor, olhe ao redor, verifique se tem peixe-boi próximo;
  2. Só ligue o motor se tiver certeza que o animal não está por perto;
  3. A hélice em movimento pode ferir e matar o animal;
  4. Se estiver navegando e avistar o peixe-boi nas proximidades, reduza a velocidade e desligue o motor para evitar colisões e atropelamentos.

Quem é turista e passageiro da embarcação também deve ficar atento às orientações. Caso encontre um peixe-boi-marinho, mantenha distância do animal e apenas admire de longe. Não toque, não alimente, não forneça bebida.

Se ele estiver em perigo, machucado ou encalhado, entre em contato com o Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho/Fundação Mamíferos Aquáticos através dos números: (83) 99961-1338 / (83) 99961- 1352 (WhatsApp) / (79) 99130-0016.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp