Patos estão sendo mutilados por peixes

30/09/2015 19h07
Patos estão sendo mutilados por peixes
A8SE

Quem visita a Orla de Atalaia, um dos principais cartões postais da cidade, fica encantado com a beleza natural do lugar. Os lagos trazem um encantamento especial por serem povoados por patos, gansos e marrecos. Mas, desde o ano passado, a beleza do leve andar dos patos brancos, que contrasta com o azul dos lagos, deu espaço à tristeza. O problema é que ao invés do típico movimento apressado, os patos andam bem devagar e chegam a mancar, conseqüência da mutilação sofrida por uma espécie de peixe da mesma família das piranhas, conhecida como pirambeba.
A advogada baiana, Miriam Bastos, que visitava Aracaju pela primeira vez ficou chocado com o que viu. "Meus filhos jogaram comida para os patos pensando que eles andariam bem rápido, mas ao invés disso, os animais vieram praticamente mancando. É uma cena triste de presenciar", falou a turista.
O publicitário goiano, Elias Menezes, também acompanhados filhos, disse que a beleza da Orla ficou ofuscada por causa de um problema tão simples de resolver. "Os animais precisam de cuidados. Se o governo quiser resolve isso num dia, mas é preciso boa vontade" reclamou.
Desde a construção da região dos lagos, em 2006, o Governo do Estado resolveu povoar o local com peixes trazidos do Rio São Francisco. Nesse tramite várias espécies foram trazidas, inclusive ovas de Pirambeba, que se reproduziram rapidamente.
Segundo o veterinário do projeto Tamar, Eduardo Melo, algumas providencias estão sendo tomadas, como a pesca diária da pirambeba e a colocação de predadores naturais do peixe dentro dos lagos.
"Sobre essa questão da pirambeba, já estamos próximos de atingir o nosso objetivo. O que tem nos preocupado no momento é a crescente quantidade de ratos no lugar, atraídos pelo lixo de restaurantes da Orla", disse Melo, acrescentando que a Vigilância Sanitária do Município já foi comunicada sobre o problema.
Para o gerente geral da Super Orla, Elder Gonçalves, a questão é grave e merece atenção especial por parte da administração. "Tive um encontro recentemente com o veterinário Eduardo Melo e já estou com um relatório sobre o problema nos lagos da Atalaia em mãos. Estamos estudando como solucionar o problema sem prejudicar ainda mais os animais", disse Gonçalves.

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: