Parlamentares discutem benefício para vítimas
Deputados da bancada federal sergipana participaram nesta terça-feira (26) da reunião promovida pelo Movimento de Cursilhos de Cristandade de Aracaju, realizada em sua sede.
Na ocasião, foi apresentada aos parlamentares a proposta de se criar um mecanismo legal, possivelmente em forma de Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que possa beneficiar as famílias das vítimas da violência no país, a fim de que, aquelas que sejam de baixa renda, possam obter salário-família ou outro benefício por conta do seu chefe ter sido vitimado por algum ato de violência.
A sugestão vem no contexto da Campanha da Fraternidade da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), cujo tema deste ano é "Fraternidade e Segurança Pública".
O cursilhista João de Deus colocou que, por meio da Emenda Constitucional nº 20, que modificou o Sistema Previdenciário, ficou previsto na Constituição Federal, no seu artigo 201, inciso IV, o "salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda" que, por cometimento de crime, estão presos.
"Contraditoriamente, a Constituição não prevê benefícios semelhantes aos familiares das vítimas da violência cometida por esses que cometeram algum crime e foram condenados. Ou seja, existe previsão de benefício para os que cometem crimes e vão para a prisão, mas não o mesmo tratamento para as vítimas desses crimes, o que gera uma desproporcionalidade que precisa ser corrigida, porque muitas vezes a vítima era quem sustentava toda a família", disse João de Deus.
O deputado federal Iran Barbosa (PT) elogiou a iniciativa do Movimento Cursilhista pela preocupação em buscar sanar uma disparidade existente na atual legislação e por ter chamado a bancada parlamentar para debater o tema. "Esse é o nosso papel, de estar ouvindo as propostas vindas de quem nos delegou a tarefa de representar o povo de Sergipe e buscar soluções. Sinto-me muito satisfeito em poder estar aqui dialogando e buscando alternativas para atender a esse pleito que tem fundamento na busca da justiça social e do enfrentamento da violência", afirmou.
Iran colocou que já fez algumas pesquisas sobre o tema e verificou que, no âmbito do Congresso, existem algumas propostas na mesma linha de conteúdo, porém, como projetos de lei ordinária. "Não verifiquei nenhuma como Proposta de Emenda à Constituição, como os senhores propõem", afirmou o deputado.
Mais vídeos
128 anos da Jucese são comemorados com tempo recorde na abertura de empresas
CEC-SE faz entrega do diploma cultural Epifânio Dória a personalidades e coletivos
Hoje, aconteceu o lançamento oficial do campeonato sergipano 2026
Exposição "Fera ferida fere" está em cartaz até o dia dez de novembro
Alese abre espaço para discussão sobre os impactos da redução da vazão do rio São Francisco
Mais acessadas
Pré-Caju 2025 inicia entrega de abadás e camisas do Camarote Aju no dia 13 de novembro
Dois homens são presos por tráfico de drogas no município sergipano de Monte Alegre
Hemose realiza mais uma edição do Sabadão Solidário neste sábado (7)
Hemose realiza “Sabadão Solidário” neste sábado para reforçar estoque de sangue
Homem é preso após descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira em Estância
Mais notícias
-
1 dia, 19 horas Hospital de Cirurgia realiza mutirão de cirurgias neste sábado em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul
-
1 dia, 21 horas Governador sanciona lei que reajusta benefícios dos profissionais do Samu em Sergipe
-
1 dia, 22 horas Secretaria de Estado da Saúde realiza o "Dia D" contra a dengue em todo o estado