Parceria entre Unit e TJSE criará projeto para atender pessoas superendividadas

Iniciativa oferece atendimento multidisciplinar com apoio de estudantes e professores, com foco em educação financeira, apoio jurídico e tratamento psicológico

Por Portal A8SE, com informações da Ascom Unit 29/07/2025 10h20
Parceria entre Unit e TJSE criará projeto para atender pessoas superendividadas

Uma parceria firmada entre a Universidade Tiradentes (Unit) e o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) irá implementar uma política de tratamento, prevenção e resolução de conflitos para atender pessoas em situação de superendividamento.

O projeto, que será chamado de “Saia do Aperreio”, irá envolver professores e estudantes de vários cursos em um atendimento multidisciplinar que garanta não apenas o fechamento de acordos e a quitação de dívidas, mas também o tratamento de possíveis compulsões ou transtornos que levem a pessoa ao endividamento excessivo. 

O convênio que formaliza a parceria foi assinado nesta segunda-feira (28), pelo vice-reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior, e pela presidente do TJSE, desembargadora Iolanda Guimarães.

Ele prevê que o programa comece a ser implementado já neste mês de agosto, com o recrutamento e capacitação de estudantes, professores e servidores envolvidos. A previsão é de que os atendimentos ao público do “Saia do Aperreio” aconteçam no Complexo de Especialidades em Saúde Professora Amélia Uchôa, no Campus Farolândia, e envolvam os cursos de Direito, Psicologia, Ciências Contábeis e Serviço Social.

Isso inclui a implantação de núcleos avançados do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) e do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ).

Saia do Aperreio

A ideia do “Saia do Aperreio” atende a uma demanda cada vez mais crescente: o endividamento excessivo de boa parte da população, seja por abusos no consumo, envolvendo cartões de crédito ou compras a prestação, ou, principalmente, em jogos eletrônicos e casas virtuais de apostas, conhecidas como bets.

As bases para o funcionamento do projeto estão na chamada “Lei do Endividamento” (Lei nº 14.181/2021), que estabelece mecanismos para prevenção e tratamento do problema, incluindo a renegociação de dívidas e a garantia do mínimo existencial.

“É um projeto extremamente estratégico, principalmente para a população mais carente, que precisa necessariamente de um apoio e de um suporte por conta do grau de endividamento que em que eles se encontram hoje, e fora esses problemas envolvendo as bets”, afirmou Uchôa Júnior.  

Como vai funcionar

O envolvimento dos vários cursos no projeto garante o acompanhamento completo da pessoa em atendimento, que acontece ao longo de um período de cinco anos. Enquanto os alunos de Serviço Social aprendem a analisar o perfil socioeconômico da pessoa, os de Ciências Contábeis atuam na organização financeira, através de medidas como plano de pagamento envolvendo aquilo que é factível ou não.

Os de Direito participam das conciliações, mediações com os credores e análises de prescrição de cada dívida. E em alguns casos, o curso de Psicologia conduz os tratamentos de transtornos e questões que podem levar algumas pessoas ao superendividamento. 

"O objetivo principal é identificar a realidade desse endividado, identificar o tipo de endividamento, se há algum tipo de legalidade ou alguma cobrança indevida, fazer um planejamento de pagamento e, junto com esse planejamento, a gente vai fazer todo um tratamento psicológico para que ele não volte a se endividar”, acrescenta o professor Mário Jorge Fortes, coordenador da área de Direito da Unit.

Fonte: Asscom Unit

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp