Palácio Inácio Barbosa é esquecido pela atual administração da prefeitura de Aracaju

A deterioração é visível para quem passa pelo centro da cidade

Por Redação Portal A8SE 23/10/2024 10h43
Palácio Inácio Barbosa é esquecido pela atual administração da prefeitura de Aracaju
Reprodução: Foto/ Redes Sociais

O Palácio Inácio Barbosa, um dos mais importantes patrimônios históricos e arquitetônicos de Aracaju, encontra-se atualmente em estado deplorável, com sua estrutura severamente comprometida.

O edifício, construído na década de 1920, simboliza parte essencial da historiografia aracajuana, mas hoje se vê abandonado. A deterioração é visível para quem passa pelo centro da cidade, com rachaduras nas paredes, vidros quebrados e vegetação crescendo nas extremidades.

"Eu nunca vi esse prédio sem estar em reforma", comenta Dio Carvana, ciclista que frequentemente transita pela área, destacando também os transtornos causados pelos tapumes instalados na frente do prédio.

O desleixo com a preservação do palácio é alvo de críticas. A presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Karinne Santiago, revela que a entidade está elaborando um mapeamento de prédios históricos da região central.

A intenção é montar um acervo virtual, com dados fotográficos e documentais, para pressionar as autoridades a tomarem medidas de preservação. "É um prédio com mais de 100 anos e deixar chegar no nível que está é um descaso com o patrimônio público", desabafa.

Embora o tombamento do edifício impeça sua demolição, a falta de manutenção ameaça sua integridade. Desde 2017, há promessas de revitalização, com projetos que incluíam a criação de um memorial de Sergipe e, mais recentemente, a transformação do local em uma pinacoteca, ambos não realizados.

A parte subterrânea do prédio está infestada de cupins, com o piso e as paredes em situação crítica. Rachaduras e outros danos estruturais indicam a urgência de uma intervenção.

O descaso com o Palácio Inácio Barbosa é sintomático de uma gestão que negligencia a conservação do patrimônio público. A falta de ação por parte da prefeitura é vista como um risco para a memória político-administrativa de Aracaju.

Confira abaixo a reportagem da Tv Atalaia:

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp