Pacientes com suspeita de gripe suína vão ser encaminhados ao Huse

30/09/2015 19h10
Pacientes com suspeita de gripe suína vão ser encaminhados ao Huse
A8SE

A partir de hoje (04), todos os casos suspeitos de gripe suína, mesmo identificados em hospitais particulares, serão encaminhados e tratados no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A medida foi discutida na manhã desta segunda-feira entre o Ministério Público, a Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Conselho Regional de Medicina e representantes de hospitais particulares e planos de saúde.

Representantes da Saúde (Foto:Divulgação)

Reunião no MP (Foto:Divulgação)

 

O Huse contará com centro de referência montado especificamente para atender pessoas com suspeita da gripe suína(influenza tipo AH1N1). De acordo com a promotora de Justiça, Euza Missano, diante do risco de pandemia, fica mais seguro concentrar o atendimento dos pacientes, mesmo com planos de assistência, em um único serviço.

"Essa medida é necessária para que possamos assegurar leitos em isolamento e demais condições para manipulação com o paciente. Esta é uma questão de saúde pública, não podemos vacilar neste momento", explicou a promotora Euza Missano.

De acordo com a gerente de vigilância em Saúde e Controle de Infecção do Huse, Iza Lobo, não há razão para pânico em Sergipe.

"Só poderá identificar como suspeitos da gripe suína, os casos em que as pessoas, com sintomas estejam voltando de áreas afetadas. Hoje em Aracaju já estamos fazendo o monitoramento de quatro pessoas da mesma família. Mas, mesmo sem a confirmação da doença, as chances de gripe suína são mínimas", tranqüilizou a médica.

Na reunião ficou determinado ainda um plano de contingência interno, seguindo as regras do Ministério da Saúde, para atender pacientes com suspeita de influenza suína. Algumas medidas são: Treinamento de pessoal; capacitação técnica; providencia de todo tramite e encaminhamento do paciente ao Huse; manter avisos afixados na recepção do atendimento de Urgência. Caso haja resistência do paciente de hospitais particulares ao Huse, o Ministério Público será comunicado e tomará as medidas legais.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: