Paciente psiquiátrico morre durante contenção do Corpo de Bombeiros
Um homem, paciente psiquiátrico, morreu na quarta-feira (30) durante uma contenção do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), em São Cristóvão.
De acordo com a mãe do paciente, o homem aparentava estar tranquilo no início da manhã e precisava ser direcionado ao médico para dar continuidade ao tratamento psiquiátrico. Com a resistência dele, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado. Porém, como precisaria de um apoio para contenção o Corpo de Bombeiros foi solicitado.
Nesse momento, segundo a mãe, a equipe realizou a intervenção contendo o filho que começou a ficar agressivo. A reportagem da TV Atalaia esteve na região nesta quinta-feira e registrou a revolta dos vizinhos que presenciaram a abordagem do Corpo de Bombeiros que resultou na morte do paciente.
Notas
Para a redação da TV Atalaia, o Samu, informou que a Central de Regulação de Urgência foi acionado, por volta das 11h30, para atendimento a paciente psiquiátrico que estava agredindo familiares. “W.G.S., 38 anos, estava calmo, com ideias desconexas e recusando remoção para urgência psiquiátrica, a despeito da vontade de familiares. Dessa forma, foi acionado pela CRU o protocolo de atendimento ao paciente psiquiátrico e solicitou-se apoio do COBOM para contenção do paciente e posterior remoção através do Samu”, apontou a nota.
Por fim, o Samu colocou: “Na tentativa de contenção, o paciente agitou-se e iniciou luta corporal com equipe do COBOM. Foi acionada uma Unidade de Suporte Avançado (USA) para atendimento ao paciente que evoluiu com parada cardiorrespiratória e não respondeu às tentativas de ressuscitação cardiopulmonar, sendo constatado óbito”.
Já o CBMSE, que foi acionado às 14h30, informou que o Samu solicitava do apoio para contenção de um paciente psiquiátrico. “Durante a ocorrência, na tentativa de conduzir para a ambulância do Samu o Sr. Wellington Gonzaga Santos, 41 anos, este se mostrou bastante arredio, sendo agressivo com chutes contra a guarnição”, apontou a nota da corporação.
Dessa maneira, diante do quadro de agressividade do paciente, foram necessárias mais pessoas para imobilizá-lo. “E o Sr. Wellington permanecia resistente, fazendo bastante força na tentativa de se soltar, quando, em dado momento, o paciente parou de esboçar forças e foi constatado que o mesmo se encontrava inconsciente e com Parada Cardiorrespiratória (PCR). Foi imediatamente acionada a Unidade de Suporte Avançado (USA) do Samu, enquanto as equipes dos bombeiros e do Samu faziam a reanimação cardiorrespiratória”, detalhou.
Além disso, após tentativas de reanimação, o CBMSE afirmou: “Paciente ainda ser entubado pela equipe da USA, o Sr. Wellington não resistiu e veio a óbito. Ao questionar a família sobre o histórico clínico do paciente, se o mesmo sofria de problemas cardíacos ou se fazia uso de medicação controlada e/ou de substâncias entorpecentes, os familiares se negaram a prestar informações”. O Corpo de Bombeiros informa, ainda, que a ocorrência foi realizada seguindo o protocolo de atendimento e lamenta o ocorrido, se sensibilizando com o sofrimento da família.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Direto de Brasília 12/12/25 - Entrevista com a deputada federal Yandra Moura do União Brasil
Prefeitura de Aracaju finaliza obras das avenidas Juscelino Kubitschek e Visconde de Maracajú
Secretário Especial da Assembleia Legislativa de Sergipe, Deoclécio Vieira Filho, morreu aos 90 anos
Festival seleciona projetos sustentáveis na rede estadual
Fapitec completa 20 anos ; são duas décadas o de apoio à pesquisa e à inovação tecnológica do estado
Mais acessadas
Atena Truck Show movimenta o Kartódromo Emerson Fittipaldi na grande final do kart sergipano
"Descubra Aracaju" terá edição especial de Natal neste fim de semana com programação temática
Hospital de Cirurgia realizará mais de 40 procedimentos no Mutirão Nacional dos Filantrópicos neste sábado (13) e domingo (14)
Os Humildes revivem o clássico Los Gatos em edição especial no D’mainha Beach Club Bar
PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos é aprovado no Plenário do Senado
Mais notícias
-
6 horas, 29 minutos Detran de Sergipe diz que atualização do sistema da nova CNH segue sem previsão
-
6 horas, 50 minutos Após denúncias, cadela abandonada é resgatada no Santa Maria, em Aracaju
-
8 horas, 13 minutos Manutenção deixará 26 bairros de Aracaju sem água na próxima segunda-feira (15)