Orquestra Sinfônica Juvenil se apresenta em escola pública de Aracaju

30/09/2015 19h37
Orquestra Sinfônica Juvenil se apresenta em escola pública de Aracaju
A8SE

Uma manhã inesquecível. Essa foi a sensação dos alunos do Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela, localizada no conjunto Augusto Franco, após a apresentação especial e o mini-curso feitos na manhã de ontem(04) de agosto, pela Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho, da Bahia.
A Orquestra está em Aracaju para dar o ponta-pé inicial à sua turnê nordestina, que aconteceu ontem, 3, no Teatro Tobias Barreto. Ainda hoje eles viajam para Alagoas, dando continuidade às apresentações musicais.

A internet foi a principal responsável pelo contato entre a equipe dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBÀ) e a vereadora professora Rosangela Santana (PT), que levou os mais de 80 músicos, com seus instrumentos, até a escola pública.

"A partir da minha iniciativa de instituir, em Aracaju, a Orquestra Sanfônica é que tudo isso foi possível", detalha a vereadora. A equipe Neojibá viu o projeto de lei no site, entrou em contato com a profª Rosangela Santana e o resto é história. "O meu projeto não virou política pública, mas foi capaz de gerar essa aliança e esse momento único para esses jovens", completa.

Rosangela Santana ainda comenta que um momento como esse, de integração entre uma parlamentar, músicos e a escola, gera uma obrigatória reflexão e cobrança do poder público.

"Nós, como parlamentares, devemos isso às nossas crianças", acredita. "Para ver como isso é fundamental, bastava estar aqui observando como esses meninos e meninas estavam felizes e sorridentes", disse. O regente da Orquestra, e fundador da Neojibá, Ricardo Castro, por sua vez, explica que o objetivo principal do trabalho é difundir a prática orquestral para todos. "Por isso que visitamos escolas, fazemos seminários, permitimos até que nos visitem", completa.

Músico desde criança, começando a tocar piano aos dois anos, Ricardo Castro teve a idéia de criar o Neojibá na Bahia após uma visita à Venezuela, onde há uma orquestra com mais de 300 mil crianças. "A música clássica não é uma cultura de elite. A música clássica é algo universal", acredita. "Todas essas crianças aqui presente hoje poderiam estar nessa orquestra". Foi com o apoio do Banco Bradesco, através da Lei Rouanet, que a primeira turnê externa pôde ser realizada. "Eles já haviam feito uma apresentação em Campos do Jordão, mas nada assim tão grande", completa o produtor executivo da Neojibá, Pierre-André Kranz.

A Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho (J2J) é a primeira orquestra formada pelo Neojibá, que também conta com a Orquestra Pedagógica Experimental, com jovens de até 18 anos. A turnê nordestina do grupo termina dia 14 de agosto, na Bahia. Noventa músicos farão apresentações pelo Nordeste começando por Aracaju, seguido de Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, culminando com um concerto de gala no Teatro Castro Alves, às 20h do dia 14 de agosto.

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: