Orquestra Sinfônica de Sergipe apresenta o Festival Sinfônico Ibero-Americano nesta quinta (25)

Concerto da Série Cajueiros traz obras de Villa-Lobos, Moncayo e Joaquín Rodrigo no Teatro Tobias Barreto

Por Redação do Portal A8SE 22/09/2025 14h30
Orquestra Sinfônica de Sergipe apresenta o Festival Sinfônico Ibero-Americano nesta quinta (25)
Foto: Tamara Mannis

Nesta quinta-feira (25), a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) apresenta o Festival Sinfônico Ibero-Americano no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, dando continuidade à sua tradicional Série Cajueiros. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla e nas bilheterias do Teatro, com preços populares.

O programa traz três importantes obras do repertório sinfônico ocidental: Bachianas Brasileiras nº 7, de Heitor Villa-Lobos; Huapango, de Juan Pablo Moncayo; e o célebre Concerto de Aranjuez, para violão e orquestra, de Joaquín Rodrigo.

Consideradas entre as maiores obras de Villa-Lobos, as Bachianas Brasileiras têm como objetivo unir a música universal de Johann Sebastian Bach ao folclore brasileiro. Os movimentos da Bachianas nº 7 recebem uma dupla nomenclatura: uma, tradicional das peças bachianas (Prelúdio, Toccata, Allegro e Fuga), e outra, inspirada em canções e danças populares brasileiras, como Embolada, Modinha, Desafio e Catira Batida.

Já Huapango, de Moncayo, é considerada a obra mais emblemática do nacionalismo musical mexicano. Inspirada na música popular da costa sudeste do México, a peça destaca-se por sua energia rítmica e riqueza melódica.

Série Cajueiros

Criada em 2007, a Série Cajueiros é reconhecida por seu repertório diversificado, que inclui sinfonias de diferentes períodos históricos, obras pouco conhecidas ou inéditas, além da participação de renomados musicistas do Brasil e do exterior. Os concertos são realizados mensalmente no Teatro Tobias Barreto, sempre com convidados nacionais e internacionais de destaque.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp