Ordem de Serviço para construção do novo campus do IFS em Japaratuba é assinada

Previsão é que a unidade amplie a oferta de educação técnica e gere centenas de vagas, com entrega prevista para 2027

Por Redação Portal A8SE 03/12/2025 17h19
Ordem de Serviço para construção do novo campus do IFS em Japaratuba é assinada
Foto: IFS

A Ordem de Serviço para a construção do novo campus do Instituto Federal de Sergipe em Japaratuba, foi assinada nesta quarta-feira (3), em Aracaju. O ato representa o início formal das obras para trazer à região uma instituição de ensino técnico e tecnológico pública, gratuita e de qualidade.

A medida integra o plano nacional de expansão dos Institutos Federais, fruto do Novo PAC de investimentos em educação, ciência e tecnologia. O anúncio original, feito em março de 2024 pelo governo federal, prevê a criação de 100 novos campi da rede dos IFs em todo o país, com o objetivo de ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica. Sergipe foi contemplado com dois deles: um em Aracaju e outro em Japaratuba.

Segundo o planejamento, a unidade de Japaratuba receberá um grande investimento e irá ofertar centenas de vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio, além de contribuir para futuras opções de educação superior e formação continuada, dependendo da expansão de oferta.

O investimento total do programa para os novos campi no estado chega a cerca de R$ 50 milhões, com as duas novas unidades, inclusive a de Japaratuba. Com isso, a expansão pretende gerar cerca de 2.800 vagas somente nos novos campi sergipanos.

Além disso, a construção em si deve fomentar a economia local: desde a fase de terraplanagem, contratando mão de obra local e fornecedores, o que já começou. Em agosto de 2025, o IFS comunicou o início dos serviços de terraplanagem do terreno do campus em Japaratuba, com previsão de entrega da obra para 2027.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp