Oito UBSs funcionam neste sábado (25) em Aracaju com serviços para mulheres e vacinação

A ação é intitulada “Mulher, protagonista da sua própria saúde”

Por redação Portal A8SE e PMA 23/03/2023 13h08
Oito UBSs funcionam neste sábado (25) em Aracaju com serviços para mulheres e vacinação
Foto: reprodução/divulgação ascom PMA

No próximo sábado (25) oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão abrir com serviços destinados às mulheres. Além disso, será ofertada a imunização contra a covid-19 e de rotina para toda população.

A ação, intitulada “Mulher, protagonista da sua própria saúde”, vai disponibilizar exame citopatológico de colo do útero em usuárias, exame clínico das mamas em todas as usuárias que fizerem o exame de lâmina ou que solicitarem, agendamento de mamografia em usuárias de 50 a 69 anos e solicitação de USG de mama e transvaginal.

As unidades vão funcionar das 7h às 13h, as UBSs: Augusto Franco (Augusto Franco), Ávila Nabuco (Conjunto Médici), Celso Daniel (Santa Maria), José Augusto Barreto (Japãozinho), José Machado (Santos Dumont), Francisco Fonseca (18 do Forte), Onésimo Pinto (Jardim Centenário) e Santa Terezinha (Robalo).

A recomendação é que quem for realizar o exame citopatológico (lâmina), destinado às mulheres de 25 a 64 anos de idade ou que já tenham vida sexual ativa, é necessário evitar relação sexual nas últimas 48 horas, duchas e o uso de medicamentos vaginais.


Consultas e testagem
Também serão ofertadas consultas odontológicas priorizando as gestantes, porém as usuárias em geral podem ter acesso; retinografia para usuárias com diabetes mellitus; atualização do cartão vacinal (rotina e covid-19); e teste rápido de gravidez, sífilis, HIV e Hepatites B e C.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp