Nutricionista alerta sobre cuidados e preparos das ceias de final de ano

Confraternizar e celebrar as festas de final de ano com a mesa farta, é dessa forma que muitas pessoas comemoram a chegada do Natal e do Reveillon. O que não pode acontecer é estragar a festa ou fazer com que ela acabe mais cedo por problemas de saúde, por isso, nesse período, alguns cuidados devem ser levados a sério para que a festa tenha os seus encantos. São pratos elaborados e uma infinidade de sabores que quando misturados podem causar um desequilíbrio intestinal e sensação de mal-estar. A gerente do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Sieune Roberta, orienta sobre os cuidados com o que comer e beber durante o período das festas e de como aproveitar com moderação.
“Devemos evitar os excessos, como é uma data festiva a pessoa não vai se privar, mas deve evitar excesso de alimentos gordurosos como as farofas recheadas com bacon, embutidos, massas, rabanada que é muito calórica e dar preferência aos assados como o peru, chester e o lombo. Se houver mais de uma opção de carne, devemos escolher apenas uma”, explicou.
Além desses pratos típicos das festas de fim de ano, a nutricionista alerta também quanto à questão das bebidas alcoólicas e refrigerantes em excesso. “Devemos lembrar sempre da hidratação que é muito importante. Água é fundamental e se puder trocar o refrigerante por um suco natural é muito mais nutritivo. Se for beber, o ideal é ter moderação. As bebidas alcoólicas são muito calóricas, uma boa opção é o vinho tinto seco, que fornece antioxidante”, ressaltou.
Outra dica importante que a nutricionista revelou é a respeito das saladas que são preparadas antecipadamente para servir à noite. “É muito importante ter cuidado com o tempo e temperatura. Nem tudo que a gente faz uma preparação e que tem que ser acondicionado frio como as saladas de maionese e salpicão, esses alimentos devem ser preparados antes da hora de servir. Deixar em temperatura adequada, tanto os alimentos frios como os alimentos quentes e se for colocar em exposição em uma mesa só deve colocar próximo a hora de servir”, destacou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital de Cirurgia se prepara para oferecer atendimento pediátrico de alta complexidade

Programa de intervenção vem trazendo resultados positivos com crianças e adolescentes com TEA

Pesquisa mostra que o acesso à rede, pode parecer simples, mas não é tão fácil

Direto de Brasília 17/09/25 - Aprovada PEC blindagem

Caso Lael: até sexta-feira a justiça vai ouvir várias testemunhas pela morte do advogado
Mais acessadas
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Governo de Sergipe inicia pagamento dos servidores estaduais em 29 de setembro
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
12 horas, 26 minutos Incêndio atinge apartamento na Barra dos Coqueiros
-
15 horas, 50 minutos Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
16 horas, 12 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe