Número de acidentes envolvendo motociclistas cresce em Sergipe

É crescente o número de acidentes envolvendo motociclistas em Sergipe. Nos cinco primeiros meses deste ano foram registrados em Sergipe 302 acidentes, resultando em 12 vítimas fatais. Desde a meia noite desta terça-feira, 02, foram atendidas pela SAMU estadual e SAMU municipal 19 vítimas de acidentes com moto.
As estatísticas preocupam as autoridades de saúde, pois no ano passado foram gastos pelo governo estadual 214 milhões de reais com o socorro de vítimas envolvidas em acidentes de trânsito. Dos pacientes que dão entrada no Hospital João Alves Filho, na capital, 70% são vítimas de acidentes de trânsito proveniente de todo Estado. A maioria vem do interior, onde a imprudência por parte dos motociclistas é numerosa. No mesmo hospital foram atendidos 1751 acidentados envolvidos com colisão de moto nos primeiros quatro meses de 2009.
Em Sergipe, circulam atualmente 107.471 mil motocicletas, só na capital esse número é de quase 33 mil. A totalidade do número desse tipo de transporte representa um terço da frota de todos os tipos de veículos no estado. As habilitações na categoria desse tipo de veículo cresceram 17% em um ano, superando o número de automóveis que foi de 8,9%.
Boa parte desses condutores dirige sem a menor responsabilidade, afirma o diretor de Trânsito da capital, Major Paiva. "Pessoas inexperientes não compreendem o perigo em pilotar uma moto, o que pode ocasionar acidentes. Essa inconseqüência levou no primeiro semestre 12 vítimas fatais na capital", afirma o Major.
Produção
Apesar da crise que ainda abala a economia mundial, o Brasil produziu este ano mais de 415 mil motocicletas, segundo dados obtidos pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). O setor espera ansiosamente o lançamento da linha de crédito aprovada no final de maio pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Essa linha no valor de 100 milhões será destinada a compra de motocicletas e motonetas por pessoas que usam esse tipo de veículo para trabalhar, como os motoboys.
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Prefeitura prepara programação artística e cultural para o aniversário de 170 anos de Aracaju

Preparação para romaria de São Cristóvão já começou

Direto de Brasília 14/03/25
