Número de acidentes envolvendo motociclistas cresce em Sergipe

30/09/2015 19h13
Número de acidentes envolvendo motociclistas cresce em Sergipe
A8SE

É crescente o número de acidentes envolvendo motociclistas em Sergipe. Nos cinco primeiros meses deste ano foram registrados em Sergipe 302 acidentes, resultando em 12 vítimas fatais. Desde a meia noite desta terça-feira, 02, foram atendidas pela SAMU estadual e SAMU municipal 19 vítimas de acidentes com moto.

As estatísticas preocupam as autoridades de saúde, pois no ano passado foram gastos pelo governo estadual 214 milhões de reais com o socorro de vítimas envolvidas em acidentes de trânsito. Dos pacientes que dão entrada no Hospital João Alves Filho, na capital, 70% são vítimas de acidentes de trânsito proveniente de todo Estado. A maioria vem do interior, onde a imprudência por parte dos motociclistas é numerosa. No mesmo hospital foram atendidos 1751 acidentados envolvidos com colisão de moto nos primeiros quatro meses de 2009.

Em Sergipe, circulam atualmente 107.471 mil motocicletas, só na capital esse número é de quase 33 mil. A totalidade do número desse tipo de transporte representa um terço da frota de todos os tipos de veículos no estado. As habilitações na categoria desse tipo de veículo cresceram 17% em um ano, superando o número de automóveis que foi de 8,9%.

Boa parte desses condutores dirige sem a menor responsabilidade, afirma o diretor de Trânsito da capital, Major Paiva. "Pessoas inexperientes não compreendem o perigo em pilotar uma moto, o que pode ocasionar acidentes. Essa inconseqüência levou no primeiro semestre 12 vítimas fatais na capital", afirma o Major.


Produção

Apesar da crise que ainda abala a economia mundial, o Brasil produziu este ano mais de 415 mil motocicletas, segundo dados obtidos pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). O setor espera ansiosamente o lançamento da linha de crédito aprovada no final de maio pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Essa linha no valor de 100 milhões será destinada a compra de motocicletas e motonetas por pessoas que usam esse tipo de veículo para trabalhar, como os motoboys.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: