Número de acidentes de trânsito em Aracaju caiu 18% em 2020, afirma SMTT
Foram 3.626 ocorrências desta natureza no ano passado
Em 2020, o número de acidentes de trânsito nas ruas e avenidas da capital sergipana caiu 18,8% em comparação ao ano de 2019. Os dados são da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju em um levantamento que também leva em conta os dados da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) e Instituto Médico Legal (IML).
Foram 3.626 ocorrências desta natureza no ano passado e 4.446 registradas em 2019. As colisões envolvendo automóveis e veículos pesados representam a maioria dos acidentes no ano de 2020: foram 2.934. Ciclomotores, motocicletas e motonetas estiveram em 1.388 ocorrências; pedestres em 77; já os ciclistas se envolveram em 44 acidentes.
Em 1.279 ocorrências, houve pelo menos uma vítima ferida. Mas, em 2.347 delas, apenas danos materiais foram registrados. O superintendente da SMTT, Renato Telles, avalia que as intervenções estruturais da Prefeitura de Aracaju nos trânsito da cidade, a atuação dos agentes da SMTT nas ruas e as ações educativas contribuíram para a queda de 18% nos acidentes em Aracaju.
A redução da circulação de pessoas pela cidade durante o período de restrições devido à pandemia do novo coronavírus também é um fato que contribuiu para a queda do número de acidentes na capital sergipana.
“Durante seis meses, aproximadamente, registramos um fluxo de veículos menos intenso nas ruas, e isso contribuiu para o registro de menos acidentes. Porém, neste período, os acidentes que acontecera foram mais graves. Por isso, reforço mais uma vez a importância da conscientização da população para termos um trânsito mais seguro”, disse Renato.
Índice preocupante
Em paralelo à queda do número de acidentes em Aracaju, uma outra estatística preocupa: o crescimento de pessoas que perderam a vida em colisões, atropelamentos e outras ocorrências de violência no trânsito. Segundo dados parciais, foram 44 óbitos em 2020, seis a mais que o registrado em 2019, ano em que 38 pessoas perderam a vida em ruas e avenidas da cidade.
Para reduzir esse índice, a SMTT de Aracaju tem reforçado suas campanhas educativas na capital sergipana, já que a maioria dos acidentes graves é provocada por desrespeito às leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como excesso de velocidade, embriaguez ao volante, ultrapassagem indevida e não uso dos equipamentos de segurança, como cinto e capacete.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Confira os destaques do quadro ‘Direto de Brasília’ nesta sexta-feira (27)
Confiança estreou fora de casa e levou goleada do Sousa da Paraíba
Estudantes da rede municipal participaram de sessão de cinema do Projeto Curta-SE
Potencial energético de Sergipe foi um dos temas da reunião entre o governo e a Petrobras
Arquidiocese de Aracaju convida fiéis para Via-Sacra na Orla de Atalaia
Mais acessadas
Jogos da Primavera 2026: inscrições seguem abertas abertas até 31 de março
Confira as novas vagas de emprego divulgadas em Aracaju
INSS: prazo para contestar descontos indevidos é prorrogado
Guaxinim é resgatado em residência e reintorduzido à natureza em Lagarto
São Cristóvão realiza Dia D de vacinação contra a influenza neste sábado (28)
Mais notícias
-
10 horas, 6 minutos Aulão do Pré-Uni reúne estudantes para preparação do Enem neste sábado (28)
-
10 horas, 47 minutos Sergipe lança edital de chamamento público para seleção de novas obras culturais
-
11 horas, 41 minutos Guaxinim é resgatado em residência e reintorduzido à natureza em Lagarto