Número de acidentes de trânsito em Aracaju caiu 18% em 2020, afirma SMTT
Foram 3.626 ocorrências desta natureza no ano passado
Em 2020, o número de acidentes de trânsito nas ruas e avenidas da capital sergipana caiu 18,8% em comparação ao ano de 2019. Os dados são da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju em um levantamento que também leva em conta os dados da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) e Instituto Médico Legal (IML).
Foram 3.626 ocorrências desta natureza no ano passado e 4.446 registradas em 2019. As colisões envolvendo automóveis e veículos pesados representam a maioria dos acidentes no ano de 2020: foram 2.934. Ciclomotores, motocicletas e motonetas estiveram em 1.388 ocorrências; pedestres em 77; já os ciclistas se envolveram em 44 acidentes.
Em 1.279 ocorrências, houve pelo menos uma vítima ferida. Mas, em 2.347 delas, apenas danos materiais foram registrados. O superintendente da SMTT, Renato Telles, avalia que as intervenções estruturais da Prefeitura de Aracaju nos trânsito da cidade, a atuação dos agentes da SMTT nas ruas e as ações educativas contribuíram para a queda de 18% nos acidentes em Aracaju.
A redução da circulação de pessoas pela cidade durante o período de restrições devido à pandemia do novo coronavírus também é um fato que contribuiu para a queda do número de acidentes na capital sergipana.
“Durante seis meses, aproximadamente, registramos um fluxo de veículos menos intenso nas ruas, e isso contribuiu para o registro de menos acidentes. Porém, neste período, os acidentes que acontecera foram mais graves. Por isso, reforço mais uma vez a importância da conscientização da população para termos um trânsito mais seguro”, disse Renato.
Índice preocupante
Em paralelo à queda do número de acidentes em Aracaju, uma outra estatística preocupa: o crescimento de pessoas que perderam a vida em colisões, atropelamentos e outras ocorrências de violência no trânsito. Segundo dados parciais, foram 44 óbitos em 2020, seis a mais que o registrado em 2019, ano em que 38 pessoas perderam a vida em ruas e avenidas da cidade.
Para reduzir esse índice, a SMTT de Aracaju tem reforçado suas campanhas educativas na capital sergipana, já que a maioria dos acidentes graves é provocada por desrespeito às leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como excesso de velocidade, embriaguez ao volante, ultrapassagem indevida e não uso dos equipamentos de segurança, como cinto e capacete.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Direto de Brasília 28/10/25 - Secretária da Fazenda de Brasília
Empresários se reúnem para discutir o cenário econômico e as tendências de mercado
DNIT vai interditar a BR -235 no trecho de entrada de Aracaju
ITPS realiza programação especial no Museu da Gente Sergipana, voltada para estudantes
Câmara Municipal analisa regulamentação de uso das calçadas por estabelecimentos comerciais
Mais acessadas
Lacen/SE realiza 3ª Mostra Científica com apresentação de 20 trabalhos
Sindcomerciários de Nossa Senhora do Socorro celebra 27 anos e empossa nova diretoria
Inscrições para vagas remanescentes do Fies começam nesta quinta-feira (23)
Luan Reis lança CD “Ao Vivo no Rancho 1.0” voltado ao público apaixonado por cavalos
Lagum apresenta turnê “As Cores, As Curvas e As Dores do Mundo” em Aracaju
Mais notícias
-
6 horas, 35 minutos Criança de 10 anos participa da Maratona de Aracaju após fraude na inscrição
-
7 horas, 44 minutos Governo lança 320 vagas em cursos gratuitos de qualificação na área da construção civil
-
8 horas, 27 minutos Sindcomerciários de Nossa Senhora do Socorro celebra 27 anos e empossa nova diretoria