Novo índice entrará em vigor a partir de 01 de fevereiro

A Secretaria de Estado do Planejamento autorizou a redução de -1,67% (menos 1,67%) na parcela commodity do gás canalizado para os segmentos industrial, veicular, residencial, comercial, comprimido e destinado a co-geração.

30/09/2015 19h02
Novo índice entrará em vigor a partir de 01 de fevereiro
A8SE

A partir de 01 de fevereiro,  consumidor sergipano vai pagar mais barato pelo gás canalizado. A Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN) autorizou a redução de -1,67% (menos 1,67%) na parcela commodity do gás canalizado para os segmentos industrial, veicular, residencial, comercial, comprimido e destinado a co-geração.

Após sucessivos aumentos trimestrais desde janeiro 2007, a Petrobras, em função da redução dos preços internacionais do petróleo, da retração do consumo de gás devido crise econômica mundial, reduziu os preços do gás natural em -3,34% (menos 3,34 %) para o Estado de Sergipe.

A diferença não pode ser integralmente repassada para o consumidor final devido à necessidade de reduzir as perdas da concessionária acumuladas nos últimos 12 meses, uma vez que o Governo do Estado só vinha autorizando o repasse dos aumentos do gás e não dos demais custos em que a concessionária incorre.

A Sergás estará recuperando parte das perdas provenientes da falta de correção do IGP, que já se acumulavam em 12,90%. A notícia de redução nos preços foi bem recebida pelo Governo do Estado, considerando que os aumentos dos últimos trimestres, iniciados em agosto e novembro de 2008, foram respectivamente de 10,01% e 12,06 e que o percentual acumulado em 2008 foi de 38%.

Existem indicativos de que novos índices de redução de preços deverão ser anunciados em maio deste ano. Com preços reduzidos e maior oferta de gás melhoram as chances de atração investimentos para o Estado de Sergipe, informa a assessoria da Seplan.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: