Novo esquema de vacinação contra poliomielite com vacina injetável começa nesta segunda (4)

Mudança substitui as duas doses de reforço com vacina oral, conhecida como gotinha, por uma dose de vacina inativada

Por Redação Portal A8SE com informações do Governo do Estado 04/11/2024 10h10
Novo esquema de vacinação contra poliomielite com vacina injetável começa nesta segunda (4)
Foto: Freepik/Arquivo

A Secretaria da Saúde de Aracaju inicia, nesta segunda-feira (4), o novo esquema contra a poliomielite, com a vacina injetável. Em julho deste ano, o Ministério da Saúde anunciou a substituição do imunizante oral pelo injetável e a orientação foi de recolher a oral no final do mês de setembro, para iniciar o novo esquema agora em novembro.

O processo de mudança para o novo esquema vacinal da poliomielite substitui as duas doses de reforço com vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), conhecida como gotinha, por uma dose de vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável, como explica a coordenadora de Imunização da Secretaria da Saude, Larissa Ribeiro.

O esquema vacinal será com a 1ª dose [2 meses de idade]; 2ª dose [4 meses]; 3ª dose [6 meses] e uma dose de reforço aos 15 meses de idade, não sendo mais necessário a aplicação aos 4 anos de idade, já que o esquema vacinal com quatro doses vai garantir proteção contra a pólio, e essa é a principal mudança.

A doença

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores de forma assimétrica e irreversível.

O último caso de infecção pelo poliovírus no Brasil ocorreu em 1989. No ano de 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem, e está há 34 anos sem casos da doença.

Fonte: SES/SE

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp