Novas propostas para atendimento pediátrico foram apresentadas

30/09/2015 19h33
Novas propostas para atendimento pediátrico foram apresentadas
A8SE

Caos na Pediatria

Representantes dos hospitais públicos de Aracaju, juntamente com membros do Sindicato dos Médicos (Sindmed), das Secretarias Municipal (SMS) e Estadual de de Saúde (SES), se reuniram na tarde desta quinta(25) em Audiência Pública realizada no Ministério Público para traçarem novas proposta para a situação da pediatria no município.

O secretário Municipal de Saúde, Marcos Ramos, apresentou à promotora Míriam Teresa Cardoso, a proposta de concentrar o atendimento nas Zonas Norte e Sul. De acordo com ele, o atendimento pediátrico para os pacientes da Zona Norte será realizado no Hospital pediátrico do Huse, montado na Maternidade Hildete Falcão, e no Hospital Santa Izabel. Já na Zona Sul, o setor será transferido do hospital Nestor Piva para o Fernando Franco.

"Em até quinze dias a situação deve ser resolvida. A principal dificuldade é encontra pediatras, que estão vindo de outros estados", disse o secretário. Ainda segundo ele, a ativação da Pediatria no Santa Izabel ajudará na divisão do atendimento. "As unidades municipais chegam a atender até 1500 pacientes por mês, assim a divisão no atendimento deve melhorar a situação", completa.

De acordo com os representantes do Santa Izabel até a segunda quinzena do próximo mês o hospital deve fechar a equipe de 31 médicos. Eles disseram que atualmente o quadro conta com 29. Após o fim do processo de contratação de mais dois profissionais, os 45 leitos disponíveis na unidade estarão prontos a receber pacientes.

Para a coordenadora de Pediatria do Huse, Cristiane Barreto, o atendimento no hospital deve ser aliviado com as medidas apresentadas. "Conseguimos que o Santa Izabel cedesse dez leitos. A reunião foi importante para garantir que as propostas fossem cumpridas",afirmou a coordenadora, acrescentando que no Setor Pediátrico do Huse montado na Hildete Falcão há 46 leitos disponíveis, além de 15 nas áreas verde e amarela, 25 na azul, dois na vermelha, dois no isolamento e sete na Terapia Intensiva.

"São 37 plantonistas, mais seis médicos horizontais (que acompanham o paciente no Pronto Socorro), sete especialistas e 14 intervencionistas. No próprio hospital existe, ainda, uma equipe de plantonistas com oito pediatras para casos de maior gravidade", ressaltou

A promotora Míriam Cardoso decidiu que no dia 17 de julho, às 8h30, será realizada uma nova reunião para que se comprove que todas as soluções apresentadas foram cumpridas.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: