Nossa Senhora do Socorro inicia vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes
Imunização começa nesta segund (26), e contempla público de 10 a 14 anos em todas as UBSs do município
A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inicia nesta segunda-feira (26) a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade. A estratégia segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e integra a ampliação da vacinação contra a doença em todo o país.
A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de três meses entre elas, e tem como objetivo reduzir casos graves, hospitalizações e óbitos causados pela dengue.
De acordo com a coordenadora de Imunização do município, Rani Kelle Correia, a definição da faixa etária segue critérios técnicos adotados pelo Ministério da Saúde.
“A escolha do público de 10 a 14 anos considera recomendações da Organização Mundial da Saúde, além das taxas de hospitalização por dengue registradas nos últimos anos. É uma estratégia segura e eficaz para proteger nossas crianças e adolescentes”, destacou.
A vacina contra a dengue foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro de 2023. Inicialmente, a imunização ocorreu de forma gradual devido à disponibilidade limitada de doses, sendo ampliada progressivamente para mais municípios, incluindo Nossa Senhora do Socorro.
Onde se vacinar
A vacinação acontece sem data limite definida e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, das 7h às 17h. Algumas unidades contam com horário estendido até às 19h, como a UBS Tancredo Neves (João Alves), UBS Josafá Mota (Mutirão) e a UBS Eduardo Vital (Jardim).
Documentos necessários
Para se vacinar, é necessário apresentar cartão de vacinação e documento de identidade com foto. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
Contraindicações
A vacina não deve ser aplicada em pessoas com febre ou diarreia no momento da vacinação, nem em quem tenha histórico de alergia a algum componente do imunizante. Em caso de sintomas leves, sem febre e sem diarreia, a vacinação pode ser realizada normalmente.
Também é importante respeitar o intervalo mínimo de 30 dias caso haja necessidade de aplicação de outra vacina de vírus vivos atenuados.
Zap da Vacina
Para facilitar o acesso à informação, esclarecer dúvidas e combater a disseminação de fake news, a Secretaria Municipal da Saúde disponibiliza o “Zap da Vacina”, um canal de atendimento via WhatsApp. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo número (79) 99879-4673.
Fonte: Assessoria de Comunicação
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Faixa reversível funcionará a partir da próxima sexta-feira (30)
Dia do fusca é celebrado com ‘Fusqueata’ que movimentou as ruas de Aracaju
A tecnologia tem sido importante no controle de serviços de esgotamento sanitário e distribuição de água no estado
Procon Sergipe intensifica fiscalizações em armarinhos
O GACC realizou um momento de descontração para colaboradores que lidam com atividades sensíveis
Mais acessadas
Nossa Senhora do Socorro inicia vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes
Ponto de Equilíbrio celebra 25 anos de carreira com show especial em Aracaju
Aracaju estreia a label Arrocha Delas em 11 de abril com show exclusivo
Divulgado resultado preliminar da prova discursiva do Concurso Nacional Unificado
Homem é morto a tiros no centro do município de Umbaúba
Mais notícias
-
19 horas, 2 minutos Sergipe registra menor taxa de homicídios do Norte e Nordeste e fica abaixo da média nacional
-
21 horas, 38 minutos Motociclista morre após colisão com carro na Farolândia, em Aracaju
-
22 horas, 34 minutos Sergipe abre mil vagas de qualificação para a construção civil; saiba mais