Sergipe

No Dia do Anestesiologista, Saese destaca a atualização científica em tempos de pandemia

16/10/2020 17h37 - Atualizado 16/10/2020 às 17h37
No Dia do Anestesiologista, Saese destaca a atualização científica em tempos de pandemia

Este ano, assim como em outras diversas áreas não haverá uma comemoração festiva pelo Dia do Anestesiologista, 16 de outubro. Mesmo sendo um ano extremamente difícil, devido a pandemia da Covid-19, a Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese) buscou sempre a atualização sobre as novidades anestésicas.

“Tivemos que nos adaptar à realidade mundial e procuramos fazer a nossa parte, em relação ao enfrentamento à pandemia”, destacou o anestesiologista Áley Newton Marinho Andrade, presidente da entidade.

{{value.image}}
médico

O especialista explicou que os eventos de atualização científica, antes presenciais, foram adaptados para plataformas virtuais. “Realizamos webinários e aulas online. Nestes últimos meses, apesar da pandemia, as mudanças e as novas descobertas com relação ao tratamento da Covid-19, o seu envolvimento com a anestesiologia, avançaram diariamente”.

Ainda Segundo o médico, a cada dia surgiram novas formas de tratar os pacientes acometidos pelo novo coronavírus. “Novas formas de induzir o paciente para poder realizar as intubações, como ventilar melhor o paciente, poupando os pulmões que já estavam afetados. A cada dia, as mudanças nas condutas eram evidentes”.

Em Sergipe, conforme relata Áley Andrade, houve uma preocupação da entidade em informar também sobre o uso adequado dos equipamentos de segurança. “Até o momento, não tivemos nenhuma vítima fatal pela Covid-19, entre os anestesiologistas”, finalizou.

Qual a função do anestesiologista?

Além da administração de anestésicos para retirar ou diminuir a dor, permitindo que o paciente consiga suportar o processo cirúrgico, o anestesiologista realiza o monitoramento em tempo integral e o tratamento de qualquer complicação que ocorra durante a cirurgia.