MP/SE realizará Seminário virtual alusivo ao Dia Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Por MP/SE 14/05/2020 08h56
MP/SE realizará Seminário virtual alusivo ao Dia Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

O 18 de maio foi instituído através da Lei Federal 9.970 de 2000, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Com o intuito de mobilizar, sensibilizar e informar toda a sociedade sobre a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, o Ministério Público de Sergipe – através do Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência (CAOp), da Escola Superior (ESMP) e da Coordenadoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos –, com o apoio do Ministério Público do Trabalho, promoverá o primeiro seminário virtual para abordar o tema.

“O Ministério Público de Sergipe realiza o seminário, com a participação de integrantes do Sistema de Garantia de Direito da Criança e Adolescente, profissionais de diversas áreas e sociedade em geral, há muitos anos. Em meio à pandemia, esta data não poderia ser esquecida, pois, infelizmente, a violência continua acontecendo. Dados revelam que a violência sexual têm aumentado nesse período e isso tem preocupado a rede de atendimento”, frisou a promotora de Justiça e diretora do CAOp da Infância e Adolescência, Lilian Carvalho.

O Seminário acontecerá no dia 18, a partir das 9h, e será transmitido por meio Live no Instagram do MPSE (@mpsergipe). O MP de Sergipe convida toda a sociedade, imprensa e redes de atendimento para assistirem. Por conta do pouco tempo disponível pelo Instagram para a realização da live (máximo uma hora), os questionamentos não poderão ser respondidos ao vivo. As perguntas ou dúvidas sobre o tema deverão ser enviadas para o e-mail da ESMP ([email protected]) e do CAOp da Infância e Adolescência ([email protected]) e posteriormente serão respondidas.

*Não é necessário fazer inscrição. Não será emitido certificado de participação.

Participações

O evento virtual será mediado pela promotora de Justiça Lilian Carvalho e contará com as participações: do procurador do Trabalho Emerson Albuquerque Resende (MPT 20ª Região); da enfermeira, superintendente da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e coordenadora do Serviço de Saúde Referência no Atendimento à Vítima de Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Lourivânia Oliveira Melo Prado; e da advogada e presidente do Conselho Estadual da Criança e Adolescente, Glicia Thaís Salmeron de Miranda.

Programação

– Abertura – introdução da temática – Lilian Carvalho;

– Dados da violência e o funcionamento do serviço de atendimento – Lourivânia Oliveira Melo Prado;

– A importância de atuação em rede e da implantação dos comitês de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes – Glicia Thaís Salmeron de Miranda;

– A implantação do Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil em Sergipe (CRAI) – Emerson Albuquerque Resende;

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: