MPF propõe TAC para UFS e Chesf sobre o Museu de Xingó

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) propôs à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e à Universidade Federal de Sergipe (UFS) a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para solucionar a situação precária em que se encontra o acervo do Museu de Arqueologia de Xingó (MAX). A Chesf também iniciará as ações administrativas para avaliar a possibilidade de transferência da propriedade do imóvel onde está instalado o MAX para a UFS.
As decisões foram tomadas em reunião realizada nesta quinta-feira (22) com a procuradora da República Lívia Nascimento Tinôco, do reitor da UFS, Josué Modesto dos Passos Subrinho, do diretor do MAX, Albérico Nogueira de Queiroz, do advogado da Chesf Mario Jorge Cardoso de Oliveira e do Administrador da Chesf em Piranhas (AL) Lázaro Galvão. Na ocasião, o diretor do MAX entregou ao MPF um estudo com proposta inicial de ações emergenciais para adequada documentação museológica e conservação preventiva do acervo do MAX.
A procuradora explica que, na reunião, informou aos representantes da Chesf, da UFS e do MAX que, no atual nível de instrução do Inquérito Civil Público que apura as condições dos bens arqueológicos do MAX, se as instituições não chegarem a um consenso em relação à assinatura do TAC, o MPF ajuizará Ação Civil Pública para garantir a preservação do patrimônio reunido no museu. O MPF será responsável pela minuta do Termo de Ajustamento de Conduta, que será revisado pelos analistas periciais em Arqueologia do Ministério Público Federal e discutido posteriormente com a UFS e a Chesf.
Irregularidades
Desde 2009, o MPF tem acompanhado a situação do MAX. Um relatório de inspeção técnica do Centro Nacional de Arqueologia (CNA), órgão ligado ao Iphan, demonstrou que, por conta da falta de conservação algumas peças já sofreram danos irreversíveis. O Museu foi construído para guardar o material oriundo do resgate arqueológico realizado na área inundada pela represa de Xingó, por isso, a Chesf também tem responsabilidade pela manutenção do MAX.
Fonte: MPF
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Três homens são presos por saquear caminhão que capotou em Estância

Homem é preso suspeito de matar o pai em Carira

Polícia Militar prende suspeito por importunação sexual no bairro Santos Dumont em Aracaju

Protesto dos ambulantes no centro de Aracaju

Dupla é presa por porte ilegal de arma de fogo em Nossa Senhora das Dores
Mais acessadas
Abertas as inscrições para a II Mostra Travessias: Cinema–Educação em Sergipe
Flamengo vence o Palmeiras no Maracanã e se aproxima de liderança
11ª corrida Outubro Rosa de Sergipe reúne 1.500 pessoas na Orla de Atalaia
Homem é preso com arma e drogas em São Cristóvão
Município de Santa Luzia do Itanhy tem abastecimento de água interrompido
Mais notícias
-
17 horas, 16 minutos Sistema Atalaia de Comunicação promove ações do Outubro Rosa com foco em prevenção e autocuidado
-
17 horas, 36 minutos Maratona de Aracaju: coletiva revela horários das largadas e quantitativo de inscritos por categoria
-
17 horas, 53 minutos Governo divulga programação especial para a Semana da Sergipanidade