Motoristas controlam catracas de ônibus e cobradores são remanejados para terminais

Durante coletiva realizada de maneira virtual com profissionais da área de comunicação na última quarta-feira (16), o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), respondeu questionamentos a respeito da frota de ônibus e da ausência dos cobradores em algumas linhas. Segundo a direção, os transportes agora rodam na capital apenas com o motorista e assegura que demais profissionais não serão demitidos, apenas remanejados para terminais de integração, onde estarão vendendo passagens.
No início da pandemia de Covid-19, o Setransp tomou algumas medidas para diminuir o contágio do vírus, como a limpeza dos terminais de integração, a obrigatoriedade do uso de máscaras dentro dos terminais e dos ônibus, o uso do álcool em gel e a aferição de temperatura. No entanto outro ponto bastante preocupante é o dinheiro físico, por estar sempre em circulação ele pode ser um forte alvo de contaminação e por isso uma das medidas da empresa foi aumentar a propagação do uso da bilhetagem eletrônica, para isso algumas linhas de ônibus passaram a funcionar apenas com o motorista e os cobradores foram remanejados para os terminais onde cumprem a função de vender passagens.
De acordo com a superintendente do Setransp, Raíssa Cruz, a ideia de diminuir o uso do dinheiro já vinha sendo trabalhada pela empresa muito antes da pandemia, a medida que consiste em transferir o uso do dinheiro para os cartões de passagem visa sobretudo a higienização e a segurança do transporte público já que o dinheiro passa por várias mãos e acaba se tornando uma fonte de contaminação, ela conta ainda que a diminuição do dinheiro torna também o trabalho mais seguro.
Rotina dos motoristas
Segundo o presidente do Setransp, Alberto Almeida:“a intenção não é duplicar a função do motorista e sim combater o uso do dinheiro físico que é alvo de doenças e assaltos. É preciso enxergar essa alteração como uma evolução,tudo na vida evolui. Antigamente os ônibus tinham um tipo de marcha que já não existe mais hoje, assim são as profissões. Com o uso da bilhetagem eletrônica a necessidade do cobrador dentro do ônibus já não é mais a mesma, mas é uma profissão necessária, por isso foi alterado apenas o local de trabalho do cobrador".
O presidente conta ainda que a pandemia acelerou o processo de bilhetagem eletrônica: "antes da pandemia 67% das pessoas usavam o sistema de bilhetagem eletrônica e atualmente esse número está em 73%. Ele salienta ainda que: "Aracaju tem ido na contramão de outras capitais, inclusive do próprio nordeste, pois nenhum cobrador foi demitido, apenas remanejado" concluiu.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores da Rua Primeiro de Maio estão com medo de um poste inclinado na região

Plano Safra destina 485,7 milhões de reais para agricultura familiar em Sergipe

Jorginho Araújo deverá responder judicialmente sobre destinação de emendas não impositivas

Após apelo da TV Atalaia, problema de rede de esgoto entupida no bairro Veneza é resolvido

Moradora da Rua Nossa Senhora do Socorro, no João Alves, reclama de falta d'água há dias
Mais acessadas
Biblioteca Epiphanio Dória lança programação de férias com atividades para crianças a partir de 6 anos
Dois homens morrem após colisão entre motocicletas na BR-235, em Carira
Foragido de Minas Gerais por estuprar a própria filha é preso em Sergipe
Fundat oferta novas vagas de emprego nesta terça-feira (1); saiba mais
Pedro Lua celebra trajetória e raízes no encerramento do Arraiá do Povo neste domingo (29)
Mais notícias
-
35 minutos Biblioteca Epiphanio Dória lança programação de férias com atividades para crianças a partir de 6 anos
-
3 horas, 38 minutos Aposentados e pensionistas aniversariantes de julho devem fazer Prova de Vida até o dia 31 de julho
-
3 horas, 59 minutos Fundat oferta novas vagas de emprego nesta terça-feira (1); saiba mais