Moradores fazem limpeza e contabilizam prejuízos

Depois de vários dias debaixo d`água, os moradores da zona de expansão começam a tirar a lama de dentro de suas casas. Nas ruas, os garis recolhem lixo e até animais mortos. O cenário é de muita sujeira e mau cheiro, devido ao acúmulo excessivo de lixo e lama. Os moradores que abandonaram suas residências, hoje(25) voltaram ao local para fazer limpeza e também contabilizar prejuízos.
Emsurb limpa as ruas (Foto:Kátia Susanna)
"Minha casa estava em reforma, fui pega de surpresa pelo grande volume de água que invadiu a casa e destruiu as portas, pisos, madeira, portões, além de perder vários sacos de cimento e areia. Um prejuízo que ainda não conseguir calcular", diz Tânia, moradora da Rua Comandante Guy Ulbricht, uma das mais atingidas pelas chuvas.
A aposentada Ildiko Agnes Holfinger, também moradora da Rua Guy Ulbricht, no residencial Costa do Sol, tentava retomar a sua rotina. "Passei uma semana dentro de casa, pois não consegui sair com a rua totalmente alagada. Hoje estou limpando e tentando voltar a minha rotina normal, infelizmente perdi vários móveis", diz Ildiko.
Água acumulada (Foto:Kátia Susanna)
Durante o final de semana, a Emsurb utilizou 15 caminhões-pipa para drenar a água das avenidas do Jardim Costa do Sol. A medida foi um paliativo, mas enquanto a chuva dá trégua tem funcionado bem. "Fizemos alguns córregos para facilitar o escoamento da água e desbloqueamos os principais bueiros que estavam entupidos com lixo e resto de material de construção. A nossa meta é providenciar toda a obra de drenagem e pavimentação dessa área o mais rápido possível", disse o vice-prefeito Silvio Santos, que tem acompanho de perto o drama dos moradores.
Doenças - Agora que o alagamento diminuiu a preocupação dos moradores além de comprarem móveis e fazer reformas é com as doenças, principalmente a dengue e a leptospirose. "Água empossada é propicia a proliferação do mosquito da dengue, e é o que mais tem por aqui", disse a moradora Cecília Santos. O vendedor Luis Carlos disse que tem visto vários ratos pelas ruas. "Assim que água diminuiu, eles começaram a aparecer. Estamos com muito medo, mas infelizmente não podemos fazer nada. Espero que a Emsurb faça a limpeza o mais rápido possível", reivindicou.
Móveis estragados (Foto: Kátia Susanna)
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Vazamento de água na rua São Francisco de Assis no bairro Dom Luciano em Aracaju

Confira os destaques da ronda policial desta sexta-feira (09)

Missa em ação de graças pelo Papa Leão XIV é realizada na Catedral Metropolitana de Aracaju

Lançamento da Feira do Caminhão e Festa dos Caminhoneiros em Itabaiana
Mais acessadas
Sergipe realiza Dia D de Vacinação contra Influenza neste sábado (10)
'Wine Festival' retorna ao RioMar Aracaju com vinhos internacionais e experiências exclusivas
Estácio promove mais um Trote Solidário com coleta de sangue junto com Hemose
Golpes se intensificam no Dia das Mães e Polícia Civil alerta para riscos
Polícia Militar apreende drogas dentro de imóvel abandonado em Aracaju
Mais notícias
-
40 minutos Sergipe realiza Dia D de Vacinação contra Influenza neste sábado (10)
-
1 hora, 50 minutos 'Wine Festival' retorna ao RioMar Aracaju com vinhos internacionais e experiências exclusivas
-
2 horas, 11 minutos Estácio promove mais um Trote Solidário com coleta de sangue junto com Hemose