Moradores do Coqueiral bloqueiam Avenida Euclides Figueiredo

30/09/2015 19h32
Moradores do Coqueiral bloqueiam Avenida Euclides Figueiredo
A8SE

Moradores do Coqueiral interditaram a Avenida Euclides Figueiredo com barricada (Sérgio Ferreira)

A Avenida Euclides Figueiredo, via de acesso entre Aracaju e Nossa Senhora do Socorro amanheceu interditada. A comunidade do loteamento Coqueiral, no bairro Porto Dantas, zona norte da cidade, bloqueou a pista com túneis e pneus num protesto a falta de infra-estrutura e a morosidade na conclusão das obras que estão sendo feitas na localidade. Uma intensa fumaça preta, decorrente da queima de pneus dificulta o tráfego de veículos na Avenida, onde apenas um lado está liberado para a passagem de carros. "Caso o governo municipal não se posicione de forma clara quanto o cronograma das obras vamos prosseguir com o protesto durante todo o dia, inclusive não descartamos o fechamento de toda a Avenida Euclides Figueiredo", alerta

Durante toda a manhã o trânsito foi liberado em apenas um lado da pista. O congestionamento foi grande (Sérgio Ferreira)

Os moradores afirmam que estão vivendo em meio ao caos. Várias ruas estão intransitáveis, em função das obras inacabadas. Em algumas vias, os carros não têm acesso porque não existe qualquer possibilidade de tráfego. As ruas se transformaram em valetas. Os buracos estão por toda parte", denuncia o auxiliar de serviços gerais, Adalberto Santana, que mora no local há oito anos. A falta de saneamento básico é mais um problema que faz parte da rotina da comunidade. "Há muita lama e água contaminada, decorrente dos esgotos escoam pelas ruas do Coqueiral. É uma situação deplorável", afirmam os líderes comunitários do loteamento. As obras estão divididas em duas etapas. A primeira é de responsabilidade do governo do Estado que consiste na instalação de água encanada, sistema de esgoto e drenagem. A segunda etapa cabe a Prefeitura de Aracaju que fará as obras de terraplenagem e pavimentação. "Se a primeira não for concluída não temos como iniciar e finalizar nossa parte", afirma o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Paulo Roberto Melo Costa. Obras

Manifestantes lutam por melhorias no loteamento (Sérgio Ferreira)

No Coqueiral, serão aplicados, até o ano que vem, cerca de R$ 30 milhões em terraplanagem, drenagem, pavimentação, saneamento, abastecimento de água, construção de 600 casas populares e recapeamento da Avenida Euclides Figueiredo, afirma o presidente da Emurb. Paulo Roberto afirma ainda que serão pavimentadas 15,5 km de ruas, num total de 116 vias, e recapeados 6,1 km da avenida Euclides Figueiredo; colocados 5.200 metros de tubos para drenagem e 15 mil metros de tubulação de esgoto. Das 600 famílias contempladas com o programa habitacional, cerca de 220 são oriundas de áreas de risco.

Segundo o secretário da Seinfra, Osvaldo Nascimento, várias obras estão atualmente em andamento no loteamento. Uma delas é a implantação do sistema de distribuição de água, sistema de esgoto sanitário e de drenagem pluvial.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: