Moradores do bairro Lamarão em Aracaju reivindicam soluções para casas danificadas por obra

Nove casas foram interditadas devido a graves danos estruturais, atribuídos a obras recentes na região

Por Redação Portal A8SE 26/06/2024 14h26
Moradores do bairro Lamarão em Aracaju reivindicam soluções para casas danificadas por obra
Reprodução/ Cidade Alerta - Tv Atalaia

Nesta terça-feira (25), moradores do bairro Lamarão, em Aracaju, fizeram um protesto na avenida Euclides Figueiredo, para mostrar a situação de nove casas que foram interditadas devido a graves danos estruturais, atribuídos a obras recentes na região. Os manifestantes bloquearam a via com pneus, atearam fogo no local e foram ouvidos pela reportagem do Cidade Alerta Sergipe. (veja abaixo)

Segundo os moradores, a situação é crítica e demanda ação urgente para evitar uma tragédia pior. A principal causa apontada para os danos é uma obra para a implantação de uma tubulação, que utilizou um maquinário pesado, cuja trepidação contribuiu para as fissuras nas estruturas.

Além disso, o tráfego de caminhões carregados com materiais de construção agravou a situação. As casas, localizadas em uma área íngreme com risco de deslizamento, sofreram rachaduras e desabaram parcialmente, colocando em risco não só os moradores, mas também outras residências situadas abaixo.

"A qualquer momento nossas casas podem desabar por cima da gente. E as autoridades vão vir aqui só para recolher os corpos", relatou. Ele também destacou a insuficiência do auxílio-moradia oferecido pela prefeitura, no valor de R$600, insuficiente para cobrir os custos de uma nova residência ou manter os pontos comerciais que foram afetados.

A Defesa Civil de Aracaju informou, por meio de nota, que foi realizada uma inspeção em uma área de encosta, no último sábado (15), onde foi identificada movimentação progressiva de terra, que tem afetado a estrutura de nove imóveis, os quais foram interditados.

“Os moradores foram encaminhados aos cuidados da Secretaria da Assistência Social, que realizou o cadastro e oferta do auxílio moradia para seis famílias que residiam no local; apenas uma já se apresentou para a confirmação do auxílio. A assistência social também se colocou à disposição para transporte dos móveis e permanece no aguardo das demais famílias”, afirmou o órgão.

Confira abaixo a reportagem completa, exibida no Cidade Alerta Sergipe:

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp