Moradores da zona de expansão sofrem com alagamentos

30/09/2015 19h11
Moradores da zona de expansão sofrem com alagamentos
A8SE

Os moradores da zona de expansão de Aracaju estão sofrendo com os constantes alagamentos por conta das fortes chuvas que vem caindo no Estado. As ruas e avenidas estão intransitáveis e são muitos os prejuízos dentro das residências. Até o transporte na localidade precisou mudar. Hoje os moradores usam carroças para transitar dentro dos bairros. "Já realizei mais de 50 transportes desde ontem, estou cobrando 1 R$ por pessoa", disse o carroceiro Manoel Messias dos Santos, que aproveitou a situação para ganhar uma renda extra.

Residencia de Cathia (Foto:Kátia Susanna)

A dona de casa Marta Bezerra, moradora do Jardim Costa Sul, relata que os filhos estão indo à escola de carroça por que não conseguem passar pelas ruas. "Meus dois filhos estavam sem ir a escola há quase uma semana, só depois das carroças eles estão saindo de casa", disse.

Sem condições de transitar (Foto:Kátia Susanna)


A situação no local revolta os moradores. A vendedora de cosméticos, Maria de Fátima reclama do descaso da Prefeitura de Aracaju. "Nós pagamos o IPTU e pedimos respeito por parte das autoridades". Da mesma opinião compartilha a moradora do Residencial Atalaia Sul, Cathia Cilene. Ela disse que na manhã desta terça-feira(19) a água alcançou mais de um metro dentro da casa dela.

"Sempre tivemos problemas com as chuvas porque inundava as ruas, mas dentro da minha casa essa é a primeira vez que isso acontece. Os móveis estão perdidos, tive que retirar correndo meus eletrodomésticos. Agora estou pagando um serviço de drenagem particular para drenar a água", reclamou Cilene, moradora há mais de cinco anos no local.

Leptospirose - Com o grande volume de água acumulado e lixo espalhado pelas ruas uma outra preocupação dos moradores é a contaminação da leptospirose, doença causada pela urina do rato. "Apesar de tomar cuidado com a saúde da minha família, meus filhos estão expostos a doenças nessa situação. Não vou mais ficar aqui, estou pensando em me mudar para outro bairro da cidade", diz preocupada a cabeleireira Luciana Maria Souza.

Moradores tentam tirar água (Foto:Kátia Susanna)

O morador Paulo Roberto também reclama do descaso da Prefeitura de Aracaju. "Não há como evitar toda molhação. Estamos expostos a doenças das mais diversas, inclusive a leptospirose. Infelizmente estamos há mais de 10 anos tentando a construção de um canal. Esse projeto foi levado a Emurb que até hoje não tomou nenhuma providencia sobre o assunto", reclamou o morador. - Na tarde de hoje (19), uma comissão de moradores se reúne com representantes da Prefeitura de Aracaju para discutir ações emergenciais sobre a drenagem da água. Eles estão preocupados com a previsão do tempo, que prevê mais chuvas para a capital.

Alguns aproveitam para surfar (Foto:Kátia Susanna)

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: