Monsenhor José Carvalho morre aos 98 anos em Aracaju

Religioso estava internado há cerca de dois meses tratando uma infecção respiratória

Por Redação do A8SE 26/05/2025 21h20
Monsenhor José Carvalho morre aos 98 anos em Aracaju
Foto: Arquidiocese de Aracaju

Faleceu na noite desta segunda-feira (26), em Aracaju, o monsenhor José Carvalho, aos 98 anos.

Segundo a Arquidiocese de Aracaju, ele estava internado há cerca de dois meses em um hospital particular da capital, tratando de uma infecção respiratória.

O velório será realizado nesta terça-feira (27), a partir das 7h da manhã, no Centro de Evangelização Cultura. A Missa de Corpo Presente será presidida pelo Padre Peixoto.

Até o momento, o horário do sepultamento ainda não foi confirmado.

Histórico

Natural de Lagarto, onde nasceu em 24 de novembro de 1926, Monsenhor José Carvalho foi ordenado sacerdote em 1956, após formação teológica em instituições renomadas do Brasil.

Dedicou-se com fervor à educação e à evangelização, tendo fundado, em 1960, o Colégio Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Aracaju. Através da escola, promoveu não apenas ensino acadêmico, mas também valores cristãos sólidos, influenciando gerações de crianças, jovens e seminaristas.

Durante mais de cinco décadas, transmitiu a fé também pelos meios de comunicação, com missas radiofônicas e programas religiosos na TV e rádio, consolidando seu legado como educador e evangelizador.

Além disso, recebeu diversas homenagens e reconhecimentos de instituições culturais e acadêmicas. Em 2013, foi empossado como membro da Academia Lagartense de Letras, ocupando a cadeira de número 10. Também integrou outras entidades, como a Academia Sergipana de Letras e a Academia Brasileira de Arte, Cultura e História.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp