Missa dos Santos Óleos reúne centenas de fiéis na Catedral de Aracaju

30/09/2015 19h08
Missa dos Santos Óleos reúne centenas de fiéis na Catedral de Aracaju
A8SE

Missa marca também a renovação dos votos dos religiosos da Arquidiocese. Estiveram presentes padres, bispos e diáconos. (Sérgio Ferreira)

Centenas de fiéis lotaram a Catedral Metropolitana de Aracaju na manhã de hoje (09)- primeiro dia do Tríduo Pascal- para acompanhar a Missa dos Santos Óleos, momento em que são benzidos os óleos do crisma, do batismo e dos enfermos, que serão usados durante o ano. Quem não encontrou assento nos bancos da igreja, sentou no chão, trouxe sua cadeira ou permaneceu de pé.

A missa foi celebrada pelo arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa e marcou também a renovação dos votos dos religiosos da Arquidiocese. Estiveram presentes padres, bispos e diáconos. O sentimento de renovação não era sentido apenas pelos padres. Muitos fiéis aproveitaram a celebração para vivenciar o período pascal.

‘‘Eu definiria essa celebração como a unidade da Igreja Católica, que é construída pela participação e comunhão de todos``, disse o arcebispo, Dom José Palmeira Lessa.

A data é marcada pela consagração dos óleos utilizados para realização dos sacramentos da Igreja. No batismo, a utilização do chamado óleo catecomenal; o da crisma, definido como o óleo da maturidade cristã; e da unção dos enfermos, chamada de sacramento da esperança. Outra consagração importante é a do sacramento da ordem, que reaviva, do ponto de vista espiritual, o compromisso da Igreja e lembra que o padre foi criado para servir aos fiéis. Para os sacerdotes, o momento era de reflexão e renovação diante da celebração.

No final da tarde de hoje será realizado o Lava-pés, ato que relembra o gesto de Jesus que lavou os pés dos discípulos num sinal de humildade, solidariedade e igualdade entre os homens. Haverá Transladação e Adoração ao Santíssimo Sacramento.

A programação da Igreja Católica para a Semana Santa segue até domingo (12).


0.4.2009-SEXTA-FEIRA SANTA
08:00h - Via Sacra
15:00h - Ação Litúrgica (Paixão do Senhor)
19:00h - Sermão das Sete Palavras
TEATRO - Grupo Shalom
Procissão do Enterro


11.4.2009-SÁBADO SANTO
19:30h - Vigília Pascal
Procissão da Ressurreição


12.4.2009-DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
08:00h - Missa
16:30h - Missa
19:30h - Missa

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: