Sergipe

Ministro discute posição de Sergipe no cenário nacional

30/09/2015 19h01
Ministro discute posição de Sergipe no cenário nacional
A8SE

 

O ministro Mangabeira Unger, da Secretaria de Assuntos Estratégicos, participou no início da manhã de hoje (19) de uma reunião com o governador de Sergipe, Marcelo Deda (PT), secretários de Estado e integrantes do Governo Federal. No terceiro andar do Palácio dos Despachos, em Aracaju, Unger falou sobre  a posição de Sergipe no novo plano de desenvolvimento do país.

“O motivo da nossa visita a Sergipe é ampliar as oportunidades para que o povo nordestino possa trabalhar e produzir. Estou convencido de que não há solução para o Brasil sem uma solução para o Nordeste”, afirmou o ministro, minutos antes de discutir o assunto, em reunião reservada com o chefe do Executivo sergipano e seus auxiliares.

Unger ressaltou que esse novo modelo de desenvolvimento tem o objetivo de dinamizar a economia da região. “Desde a época do Celso Furtado (economista e ex-ministro da Cultura do governo Sarney) não há um ideal forte ao desenvolvimento nordestino”, disse, ressaltando que a ideia é criar um novo modelo de agricultura, com roupagem industrial e que ajude a vigorar a classe média rural.

 

Outro intento, afirmou o ministro, é melhorar o sistema educacional, fortalecendo a escola média e inserindo cursos técnicos. E também evoluir os programas de transferência de renda, que, no seu entendimento, têm papel fundamental no Nordeste.

Tags: