Ministro da Integração garante aval ao Canal de Xingó
Em reunião com o governador Marcelo Déda na última sexta-feira (2) em Brasília

Divulgação (ASN)
Em reunião com o governador Marcelo Déda na última sexta-feira (2) em Brasília, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, avalizou a construção do Canal de Xingó. Com o projeto, o Governo de Sergipe pretende maximizar a oferta de recursos hídricos no Alto Sertão sergipano e, com isto, erradicar a pobreza no semiárido, região que concentra os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs) do Estado.
"A luta pelo Canal de Xingó tem sido tarefa prioritária nas minhas relações com o Governo Federal", acentuou Déda. "E este é um dos projetos estratégicos que o governo estadual apresentou à presidenta Dilma Rousseff", completou, lembrando da reunião com a mandatária no último 25 de maio. Para o ministro, que debateu com o governador as alternativas de financiamento da obra, trata-se de um "projeto legítimo de Sergipe".
PAC
No encontro, o governador detalhou pessoalmente os estudos elaborados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e pela Secretaria de Planejamento de Sergipe. Depois de buscar enfronhar-se da iniciativa, o ministro comprometeu-se em pleitear junto à presidenta, com quem se encontra na próxima semana, a inclusão da proposta no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Na mesma audiência com a presidenta, Bezerra pretende assegurar a liberação de recursos para a elaboração do projeto básico.
Metas
A atual conformação da proposta, apresentada ao ministro, já é consequência de entendimento de Déda com Dilma Rousseff. Foi ela quem sugeriu ao governador dividi-lo em etapas. Com o conhecimento de quem tem acompanhado pessoalmente a elaboração dos estudos, inclusive reunindo-se com técnicos da Codevasf, Déda acredita que a primeira etapa do Canal de Xingó poderá ser entregue até 2014. O governador deve reunir-se novamente com Dilma Rousseff para definir a melhor forma de financiamento e obter o aval final da presidenta.
Com o Canal de Xingó, o Governo de Sergipe pretende garantir o fortalecimento da pecuária leiteira, o desenvolvimento da agricultura irrigada, de agroindústrias, da apicultura e da piscicultura, além da exploração do potencial turístico proporcionado pela região do cânion do São Francisco. "Nosso objetivo é alcançar o desenvolvimento integrado e sustentado do semiárido sergipano", resumiu Déda.
O governador foi assessorado pelos secretários de Planejamento, Oliveira Júnior, de Agricultura, José Macedo Sobral, e Pedro Lopes, representante de Sergipe em Brasília.
Com informações da ASN
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

No sábado, a TV Atalaia transmitiu, ao vivo e para todo o Nordeste o projeto ‘São João é na Record’

Hoje acontece a grande final do concurso de quadrilhas juninas Gonzagão

Domingo foi o último dia do Forró Caju e do Forró Siri

PRF/SE registra aumento de 38,4% no número de veículos roubados que foram recuperados em BR’s

Mês de julho é de alta em setores da economia
Mais acessadas
Estão abertas as inscrições para cursos de inglês e espanhol pelo Centro Estadual de Idioma
Grande final do Concurso de Quadrilhas do Gonzagão acontece nesta segunda-feira (30)
'Pecadores', filme com Michael B. Jordan, chega ao streaming nesta sexta (4)
4ª edição do FestCine Itabaiana tem filmes anunciados
Alta incidência de chuvas gera reforço de monitoramento no trânsito de Aracaju pela SMTT
Mais notícias
-
2 horas, 27 minutos Estão abertas as inscrições para cursos de inglês e espanhol pelo Centro Estadual de Idioma
-
2 horas, 56 minutos Sergipe tem previsão de chuvas para o começo de julho
-
6 horas, 13 minutos Grande final do Concurso de Quadrilhas do Gonzagão acontece nesta segunda-feira (30)