Mestrinho representa Sergipe no 1º Festival Internacional de Forró de Raiz na França

Sanfoneiro sergipano leva raiz nordestina à Europa como parte da Temporada Brasil-França 2025

Por Redação do Portal A8SE, com informações do GOV/SE 11/09/2025 12h30
Mestrinho representa Sergipe no 1º Festival Internacional de Forró de Raiz na França
Foto: Thalys Rodrigues

O músico sergipano Mestrinho é uma das atrações do "1º Festival Internacional de Forró de Raiz", que será realizado entre os dias 11 e 14 de setembro, na cidade de Lille, França. O evento integra a programação oficial da Temporada Brasil-França 2025, que busca estreitar laços culturais entre os dois países por meio de atrações artísticas, oficinas e trocas culturais.

Mestrinho dividirá o palco com nomes como Elba Ramalho; Santanna, o Cantador e Del Feliz. O festival promete mesclar shows, aulas de dança, rodas de conversa, exibições de filmes e oficinas, com o objetivo de mostrar a diversidade, a energia e a história que sustentam o forró tradicional.

A realização é do Governo da Paraíba, em parceria com a Associação Cultural Balaio Nordeste, Lille3000 e Consórcio Nordeste, com apoio do Instituto Francês, Governo da França, Instituto Guimarães Rosa, Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores e Governo Federal.

O papel de Sergipe

Durante o festival, será assinado um protocolo de cooperação entre os nove estados do Nordeste, com o objetivo de consolidar a candidatura do forró a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

O governador Fábio Mitidieri estará presente para participar da assinatura do protocolo de intenções da candidatura, que ocorre na abertura do evento, nesta quinta-feira, (11), às 14h no horário do Brasil.

"Temos orgulho de manter viva essa tradição, fortalecida pelo nosso Arraiá do Povo e Segundona do Turista, que valorizam artistas, movimentam a economia e reafirmam nossas raízes. O reconhecimento internacional será também um presente para todos os sergipanos e nordestinos que fazem do forró parte da sua vida”, ressalta Fábio Mitidieri.

Quem é Mestrinho e por que sua presença importa

Nascido em Itabaiana (SE), filho de sanfoneiro e neto de tocador de oito baixos, Mestrinho tem raízes bastante profundas na cultura musical nordestina. Desde criança, aprendeu sanfona e, com o tempo, foi construindo uma trajetória que combina tradição e inovação.

Em 2024, ao lado de Mariana Aydar, ganhou o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa pelo álbum “Mariana e Mestrinho”. A premiação ajudou a projetar ainda mais o forró de raiz para públicos além do Nordeste e do Brasil.

A importância de exportar o forró

A participação de Mestrinho neste festival na França vai além do show: é uma oportunidade de consolidar o forró como manifestação cultural reconhecida internacionalmente, de mostrar sua riqueza e variedade, e de celebrar uma expressão musical que carrega história, identidade e memória dos sertões nordestinos.

Além disso, um dos objetivos do Festival de Forró de Raiz em Lille é justamente reforçar a candidatura do forró a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, algo apoiado por estados nordestinos brasileiros e movimentos sociais.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp