Mendes considera "casuísmo" PEC de Jackson

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes classificou hoje (25) de "casuística" a proposta do deputado federal Jackson Barreto (PMDB) que sugere mudanças na Constituição para permitir um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"A proposta é incompatível com o princípio republicano", disse Mendes, ao conversar com jornalistas depois de participar de uma homenagem pelos 60 anos da Lei Fundamental alemã, na Embaixada da Alemanha, em Brasília. O presidente da Corte Suprema brasileira disse acreditar que qualquer das propostas - uma que permite ao presidente concorrer a mais um mandato, e outra que "estica" os mandatos do presidente e de governadores em mais dois anos - se aprovadas no Congresso Nacional - "dificilmente serão referendadas ou ratificadas pelo STF".
O ministro lembrou que a reeleição é prática comum em vários países democráticos. Mas não a reeleição continuada. "Democracia constitucional é mais do que eleição. É eleição sob determinadas condições estabelecidas na Constituição - inclusive respeito às regras do jogo". Para Gilmar Mendes, uma mudança nessas regras do jogo, principalmente nesse momento, "seria uma lesão ao princípio republicano".
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

O cardeal americano, Robert Prevost é o sucessor do papa Francisco, ele adotou o nome de Leão XIV

Ministério do trabalho está regulamentando o trabalho em feriados e domingos no comércio

Prefeitura de Aracaju anuncia abertura da licitação para obras no Largo da Aparecida
