Médicos e enfermeiros são capacitados em abordagem sindrômica das DSTs

30/09/2015 19h39
Médicos e enfermeiros são capacitados em abordagem sindrômica das DSTs
A8SE

Formar multiplicadores para descentralizar o atendimento em doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Foi com esse objetivo que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), promoveu esta semana uma capacitação em abordagem sindrômica. O evento, que começou na quarta-feira, 26, e será encerrado nesta sexta, 28, tem como público cerca de 40 médicos e enfermeiros do Programa Saúde da Família (PSF) de diversos municípios sergipanos, além de dez estudantes de enfermagem da UFS.

A abordagem sindrômica constitui o método mais rápido de identificação de um agravo e atua diretamente na interrupção da cadeia de transmissão. Como não necessita de recursos laboratoriais, esse tipo de abordagem se baseia na identificação de sinais e sintomas verificados no momento da avaliação clínica.

Expectativa 

Para Mônica Rocha, responsável pela área técnica em DST/Aids da SES, a capacitação fortalece a assistência nos municípios. "Os pacientes que necessitam de atenção constante têm condições de serem atendidos em suas próprias cidades. Esse atendimento inclui prevenção, diagnóstico e tratamento, além de quebrar a cadeia de transmissão dessas doenças", completou Mônica.

As possibilidades apontadas pela técnica da SES já são visualizadas pela médica do PSF de Nossa Senhora do Socorro, Roseana Nascimento. "Após a capacitação, vou ter condições de melhor atender os pacientes. Em alguns casos, não precisarei encaminhá-los para um especialista, já que eu mesma poderei orientar o tratamento", disse Roseana.

A enfermeira Patrícia Lima, responsável técnica pela área de Saúde da Mulher da SES, explica que, com o profissional qualificado, no caso das pacientes gestantes, a tendência é de diminuição da taxa de mortalidade infantil, nascimentos pré-maturos e abortos, já que durante a gravidez será possível melhor acompanhar cada caso e evitar o desenvolvimento de determinadas doenças.

A capacitação ministrada por Juan Rivas, diretor e ginecologista da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, e Ligia Lemos, professora do curso de enfermagem da UFS, alcança nesta primeira etapa 14 municípios. "A intenção é que todos os municípios participem da capacitação em abordagem sindrômica", finalizou Mônica Rocha.

Fonte; ASN

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: