Matrícula para o Ensino Médio em Tempo Integral começa no dia 20 de janeiro

Os estudantes que irão cursar a primeira, segunda ou terceira série do ensino médio em tempo integral poderão se matricular, no período de 20 a 24 de janeiro. A matrícula deverá feita diretamente no portal:https://matriculaonline.seduc.se.gov.br/. Caso não exista vaga na escola desejada, o estudante poderá cadastrar-se online na lista de espera e será notificado através do e-mail cadastrado assim que surgir a vaga.
De acordo com a coordenadora do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (NGETI), Emanoela Ramos, as matrículas para os integrantes da rede serão realizadas no período de 20 a 21 de janeiro; já para os candidatos a entrarem na rede estadual, de 23 a 24 de janeiro.
O aluno que já está matriculado em uma escola de ensino médio em tempo integral e irá permanecer na mesma escola já estará automaticamente matriculado. Caso deseje atualizar seus dados cadastrais, é só acessar o Portal da Matrícula no endereço eletrônico:https://matriculaonline.seduc.se.gov.br/e clicar em "Já possuo acesso".
O aluno da rede estadual que ainda não está matriculado na escola em tempo integral deverá acessar o Portal da Matrícula, efetuar o login e, no menu principal, escolher a opção "Efetuar matrícula em outra escola", selecionando a escola integral de sua preferência.
Alunos candidatos à rede (externos) deverão selecionar a série, o município, o turno e a escola integral em que deseja estudar e preencher o formulário de cadastro. Caso seja menor de idade, somente os pais ou o responsável poderão realizar a matrícula.
No Portal da Matrícula online não é obrigatório que o aluno anexe os documentos, mas para anexá-los, é necessário digitalizar toda documentação solicitada e, em seguida, clicar no botão "Anexar Documento", na tela de cadastro.
Para finalizar a matrícula é necessário que o estudante entregue na escola os seguintes documentos:
- Comprovante de Matrícula Online;
- Cópia de Certidão de Nascimento ou Documento de Identidade;
- Cópia do CPF e/ou documento de Identidade, quando houver;
- Cópia do CPF para os alunos do Ensino Médio ou da EJAEM, quando houver;
- Guia de Transferência ou Declaração;
- Comprovante de residência, quando houver;
- Termo de Responsabilidade;
- Cartão de vacinação para as crianças de até seis anos de idade;
- Duas fotos 3x4.
Diferencial
As unidades escolares rede estadual que ofertam o ensino médio em tempo integral têm um grande diferencial em relação às escolas do ensino médio regular: os estudantes têm aulas de todas as disciplinas que preparam para o ENEM, mas também podem escolher disciplinas Eletivas, ou seja, há o currículo flexível. "Além disso, eles podem se organizar em grupos para pensar projetos de interesse e colocá-los em prática. Nos Clubes de Protagonismo, o grupo pode liderar atividades culturais, práticas esportivas ou até organizar alguma iniciativa que melhore a rotina da escola", explicou Emanoela Ramos.
Nessa modalidade de ensino não existe divisão entre turno da manhã e turno da tarde, o turno é único e a programação é distribuída ao longo do dia. O aluno fica mais tempo na escola e ganha tempo para aprender mais. As disciplinas que já marcam presença no ensino médio regular ganham a companhia de outras disciplinas e atividades práticas, desenvolvidas com o apoio dos professores. Segundo Emanoela Ramos, "os estudantes têm aulas voltadas para pensar sobre seus sonhos, ampliar seus horizontes e planejar o futuro, são estimulados a enxergar um mundo de possiblidades e preparar-se para elas".
Ao longo do ano letivo, os estudantes participam de aulas de Projeto de Vida, em que um professor apoia os jovens a definirem os seus sonhos e a traçarem o melhor caminho para alcançá-los, estimulando a reflexão sobre seus valores e identidade, e o desenvolvimento de sua autoestima.
Os objetivos da escola em tempo integral são formar jovens autônomos, solidários e competentes, contribuir com a descoberta de novas habilidades pelos estudantes e apoiar na construção dos seus Projetos de Vida.
Rotina
Todos os dias os alunos têm um lanche da manhã, um almoço e um lanche da tarde. Essas três refeições são oferecidas dentro da escola. Eles também recebem gratuitamente os livros didáticos que vão apoiá-los durante a aprendizagem.
Na aula de Estudo Orientado, os estudantes recebem o apoio de um professor para organizar os seus estudos. Eles aprendem a administrar seu tempo, a planejar melhor o estudo de cada disciplina, descobrem como fazer pesquisas e muito mais. Durante as aulas, eles unem teoria e prática nas disciplinas de Práticas Experimentais de Matemática, Física, Química e Biologia, e também nas disciplinas Eletivas.
Já a relação com os professores é de grande cooperação: eles conhecem a rotina da escola e têm mais tempo disponível para contribuir com a evolução dos estudantes. "Cada aluno tem a opção de escolher um professor para acompanhá-lo mais de perto e pedir apoio diante de alguma dificuldade na escola, nas relações com amigos e também na escolha profissional", explica a coordenadora do NGETI.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Semana nacional de trânsito: realização do primeiro congresso de educação para mobilidade urbana

Prêmio Pipiri 2025: homenagem para quem luta para garantir os direitos das pessoas com deficiência

Direto de Brasília 16/09/25 - Projeto da anistia

Prazo para adesão ao PODE, foi prorrogado até o dia 30 de novembro

Prefeitura de Aracaju quer redução temporária da tarifa de água para os consumidores afetados
Mais acessadas
Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Ginastas sergipanas conquistam ouro por equipes no Sul-Americano de Ginástica Rítmica
Fazenda 17 estreia com elenco polêmico e promete muita emoção
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Ex-delegado-geral de São Paulo é executado a tiros em Praia Grande
Mais notícias
-
10 horas, 18 minutos Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
-
12 horas, 31 minutos Caso Lael: Investigação aponta motorista do Samu como responsável por fotos vazadas da médica
-
13 horas, 21 minutos Adolescente desaparecida é apreendida com quase 17 kg de drogas em Socorro